A mais prestigiada competição europeia finalmente começou, com os Grupos A, B, C e D a disputarem a 1ª jornada. O Manchester City e o Borussia M’Gladbach não discutiram o 1º encontro do Grupo C devido a más condições climatéricas, sendo o Barcelona quem lidera então o grupo sem oposição, depois de uma enorme goleada ao Celtic.

PSG 1-1 Arsenal

Cavani inaugura o marcador aos 42 segundos, com Ospina a ficar mal na fotografia.

Cavani inaugura o marcador aos 42 segundos, com Ospina a ficar mal na fotografia.

PSG e Arsenal empataram a 1ª jornada no Parc des Princes, um jogo equilibrado e com muita acção no decorrer da partida, com as duas equipas a apresentarem um estilo de jogo baseado na posse de bola. Em Paris, Cavani inaugurou o marcador com um golo bem madrugador, aos 42 segundos de jogo, assistido por Serge Aurier, mas os Gunners acabariam por empatar a partida aos 78′, por Alexis Sánchez. O jogo ficou ainda marcado pelas expulsões de Marco Verratti e de Oliver Giroud, ambos por acumulação de cartões amarelos.

FC Basel 1-1 Ludogorets Razgard

Do mesmo agrupamento que o PSG e Arsenal, estes dois emblemas também não conseguiram melhor que um empate, também a uma bola. Em terras helvéticas, foram os búlgaros quem se adiantaram primeiro, por Jonathan Cafú, aos 45 minutos de jogo. Os suíços acabariam por chegar ao empate aos 79 minutos por Renato Steffen. Foi, no geral, uma partida mediana, sem nenhuma das equipas a ser claramente superior em campo. O FC Basel criava as suas ocasiões de golo através de passes longos e cruzamentos para dentro da grande área, enquanto que os búlgaros usavam maioritariamente o contra-ataque.

Benfica 1-1 Besiktas

Talisca gela a Luz ao cair do pano.

Talisca gela a Luz ao cair do pano.

Um jogo que terminou com a ironia do destino. O Besiktas entrou melhor em campo, a tentar surpreender o Benfica desde cedo. Contudo, os Encarnados souberam-se reorganizar e começaram a crescer na partida até que Franco Cervi chega ao golo, aos 12 minutos de jogo. Em vantagem no marcador, o Benfica tomou as rédeas da partida e controlou o jogo. Numa segunda parte mais equilibrada, Ederson ainda foi obrigado algumas defesas apertadas, com o Besiktas a demonstrar muito mais perigo depois dos 88 minutos, altura em que Fejsa foi substituído. E, ao cair do pano, Talisca, ex-jogador do Benfica, empata o jogo ao cobrar um livre a 27 metros da baliza das Águias.

Dinamo Kiev 1-2 Nápoles

Na Ucrânia, logo aos 26 minutos da partida, é Denys Garmash a inaugurar o marcador para a equipa da casa, com um belo remate à meia volta, dentro da área italiana. Contudo, os transalpinos não tardariam a empatar através do polaco Arkadiusz Milik, apenas 10 minutos depois, assistido por Ghoulam. Este avançado polaco acabaria por dar a vantagem ao Nápoles ao apontar o 2º golo para os italianos ainda antes do intervalo. Os ucranianos ainda tentavam criar perigo, mas as coisas complicaram-se ainda mais para o seu lado, com Serhiy Sydorchuk a ser expulso aos 68 minutos, por acumulação de amarelos. Com este resultado, o Nápoles passa para o topo do agrupamento, com o Benfica e Besiktas atrás, ambos com 1 ponto.

Barcelona 7-0 Celtic

Com um hat-trick, Messi é já o líder dos melhores marcadores desta edição da Liga dos Campeões.

Com um hat-trick, Messi é já o líder dos melhores marcadores desta edição da Liga dos Campeões.

No Grupo C, houve entrada em grande do Barcelona na Liga dos Campeões, com a turma da Catalunha a golear o Celtic por 7-0 com um hat-trick de Leo Messi. Foi o astro argentino a marcar os dois primeiros golos para os espanhóis, aos 3 e 27 minutos de jogo, com o resultado a ir assim para o intervalo, graças a ter Stegen, que defendeu uma grande penalidade. No arranque da 2ª parte, é Neymar quem amplia a vantagem para os Culés, com Andrés Iniesta a juntar-se à festa e a fazer o 4-0 ainda aos 59′. Depois disto, ainda houve tempo para Luis Suárez bisar, aos 75 e 88 minutos. Destaque para Neymar, que fez 4 assistências na partida, e para o português André Gomes, que jogou os 90 minutos e conseguiu uma grande exibição. O restante encontro do Grupo C não se realizou devido às más condições climatéricas em Inglaterra, com o Manchester City a não poder receber o Borussia M’Gladbach.

PSV 0-1 Atlético de Madrid

No Grupo G, o vice-campeão europeu viajou até Eindhoven, onde foi vencer pela vantagem mínima, num encontro onde Nico Gaitán esteve em campo todos os 90 minutos. O único tento da partida foi aponte por Saúl Niguez, aos 43 minutos, com o conjunto da casa a desperdiçar uma excelente oportunidade para empatarem o jogo aos 2 minutos de descontos da 1ª parte, com Jan Oblak a defender a grande penalidade de Andrés Guardado. Foi uma partida dominada pelos espanhóis, a apresentarem um futebol de posse, enquanto a equipa da casa tentava atacar com bolas longas e cruzamentos para a área do Atlético de Madrid.

Bayern de Munique 5-0 FK Rostov

Kimmich destaca-se frente ao Rostov, bisando na partida.

Kimmich destaca-se frente ao Rostov, bisando na partida.

Como era de esperar, o Bayern de Munique correu às expectativas ao vencer confortavelmente os russos do Rostov. Apesar de clara superioridade, só aos 28 minutos de jogo é que os alemães chegaram ao primeiro golo, por Robert Lewandowski, com Thomas Muller a aumentar para 2-0 aos 45 minutos. Na segunda parte apareceu um Joshua Kimmich a fazer algo ao qual não estamos habituados a ver da sua parte. O internacional alemão bisou, com golos aos 53 e 60 minutos de jogo, com Juan Bernat a fechar as contas aos 90 minutos, fazendo o 5-0. Foi um jogo completamente dominado pelo Gigante da Baviera.

Boas Apostas!