É uma história que se repete. Um dos grandes portugueses segue na linha do título – este ano, o Benfica -, tendo que enfrentar um dos outros poderosos clubes a viver um ano para esquecer – neste caso, o Sporting -, e ninguém arrisca um prognóstico num dérbi onde as classificações acabam esquecidas e apenas sobram vinte e dois jogadores num relvado a lutar por uma vitória. Um verdadeiro teste de leão, para o Benfica de Jorge Jesus.

Não deitar tudo a perder

Jorge Jesus tem tido um discurso ponderado, não dando por assegurado o título quando ainda faltam cinco exigentes jogos para o final da Liga ZON Sagres. O técnico encarnado sabe bem que qualquer ponto perdido nas próximas semanas pode deitar tudo a perder, pelo que tem exigido concentração máxima e performance sem erros aos seus jogadores. É verdade que o Benfica tem saído bem dos jogos em que não pode contar com algum dos seus titulares, em casos de suspensão ou pequenas lesões. Mas também parece evidente que a equipa perdeu algum fulgor nos últimos encontros. Certo que se tratou de gerir resultados positivos, quer na Liga Europa, quer na Taça de Portugal, mas esse levantar de pé pode ter consequências no dérbi de domingo.

Matic Benfica

Matic é peça essencial da estrutura de Jesus

A fragilidade dos encarnados parece situar-se no meio-campo, onde Matic tem sido bombeiro para todos os incidentes e Enzo Pérez não tem estado ao mesmo nível. André Almeida tem sido opção, ao contrário de Carlos Martins e André Gomes que praticamente deixaram de ter minutos. Num encontro frente ao Sporting, mais do que o físico, será a mente a estar em campo. Os encarnados precisam de marcar cedo para se assegurarem da sua superioridade. Qualquer atrevimento dos leões, poderá lançar um alerta entre os homens de Jorge Jesus.

O Sporting tem a difícil de tarefa de preparar o futuro sem perder o presente. Jesualdo Ferreira vem sabendo tirar, de uma equipa muito jovem e fragilizada durante a temporada, o melhor possível. Para o dérbi, o exemplo que estará na cabeça de jogadores e treinador será o encontro frente ao FC Porto. Não foi o melhor jogo dos leões, nem nada de próximo. Mas demonstrou uma equipa com grande capacidade defensiva e força para lutar por um resultado frente a uma equipa mais forte. Da mesma forma que o Sporting travou o Dragão, tentará agora travar as Águias, com um resultado que poderia lançar a disputa pelo título da Liga ZON Sagres.

André Martins Sporting

André Martins volta a afirmar-se como titular

Eric Dier e Rinaudo formarão uma parede na intermediária, esperando-se que André Martins encontre espaços entre os encarnados para ter alguma bola. De resto, a velocidade nas alas e um Ricky Van Wolfswinkel na melhor situação possível – o holandês precisa mesmo de espaço para que o seu futebol respire -, são as armas que Jesualdo tentará disparar, levando deste jogo um Sporting com as ambições europeias intactas.

Porto Sentido

Para que o Benfica sinta a pressão de vencer, cabe ao FC Porto vencer em Moreira de Cónegos. A equipa azul e branca sentiu bem dentro a derrota na final da Taça da Liga, com muitos analistas a preparem o “enterro” de Vítor Pereira. No entanto, é bom lembrar que o técnico portista já foi declarado morto antes, com verdadeiro exagero. Neste momento, o FC Porto ainda tem hipóteses de ser campeão, e isso mesmo tentará demonstrar frente ao Moreirense.

Jackson Martínez Porto

Jackson precisa de voltar aos golos

Jackson Martínez é o homem que poderá salvar a cabeça de Pereira. São já seis jogos sem marcar para o colombiano, que tem sido protegido da concorrência de Liedson, mantendo-se como o plano a, b e c do treinador português. Não podendo contar com Maicon, lesionado, e Abdoulaye, suspenso, Vítor Pereira voltará a ter Mangala e Otamendi no centro da defesa, esperando que João Moutinho e Lucho González consigam encontrar algum gasóleo no fundo do depósito da equipa do FC Porto.

E ainda…

O SC Braga apresenta hoje a Taça da Liga aos seus adeptos, mas o importante é somar pontos na Liga ZON Sagres, já que o objetivo Liga dos Campeões é essencial para manter a equipa disponível para lutar por troféus. Como adversário, terá uma Académica que deverá já apresentar algumas feições diferentes, com Sérgio Conceição como técnico principal. Um bom teste a José Peseiro, que se terminar em 3º lugar, poderá orgulhar-se de cumprir uma época memorável para o Braga, apesar de tudo.

O Paços de Ferreira recebe o Rio Ave e conta com a vitória para se manter isolado no 3º lugar. Os Castores acreditam, cada vez mais, na possibilidade de conseguir uma classificação histórica, mas terão que ultrapassar o conjunto vila-condense, que apesar de ter perdido alguma da intensidade, ainda tem aspirações a um lugar europeu.

Outro jogo importante na corrida à Europa é o dérbi madeirense. O Marítimo está mais perto desse objetivo, mas o Nacional, a jogar em casa, tentará relançar-se na busca do quinto lugar. Um jogo sempre emocionante, entre duas equipas que praticam um futebol ofensivo e de velocidade. Mas tendo em conta o panorama de jogos, até poderá ser o Estoril o grande vencedor da jornada. A jogar em Setúbal, os estorilistas poderão acabar ainda mais isolados no desejado 5º lugar.

Boas apostas!