O Barcelona recebeu o Las Palmas num jogo a portas fechadas, como forma de demonstrar a revolta com os acontecimentos passados na Catalunha, no dia do jogo, e mesmo sem o apoio dos adeptos Leo Messi continuou a brilhar, fazendo uma assistência e apontando mais dois golos.

Barcelona joga com portas fechadas como forma de protesto

Messi alcança os 14 golos nesta temporada, em todas as competições.

Messi alcança os 14 golos nesta temporada, em todas as competições.

O clube catalão decidiu realizar o jogo à porta fechada, não abrindo as portas aos adeptos devido ao referendo para a independência da Catalunha, já que a Federação Espanhola recusou adiar o jogo, ameaçando o clube catalão que caso não entrasse em campo, para além da derrota por 0-3 como falta de comparência, seriam-lhe ainda retirados 3 pontos aos 18 que tinham somados na altura. O Barça convenceu assim a Federação Espanhola a realizar o jogo à porta fechada e assim foi, um ambiente incomum e estranho mas que não impediu a equipa catalã de somar mais 3 pontos.

Ainda que com um futebol mais lento que o habitual, Barcelona controlou o jogo durante o primeiro tempo, mas as oportunidades não pareciam estar a surgir, e quando surgiam, o guarda-redes Chichizola colocava-se no caminho do golo. Três minutos antes do intervalo, Jonathan Calleri acerta no poste de Stegen e assusta os catalães. Foi então no segundo tempo que surgiram os golos, com Paulinho e Aleix Vidal a saírem ao intervalo e a darem lugar a Iniesta e a Rakitic. O primeiro golo apareceu aos 48 minutos, com Busquets a marcar de cabeça na sequência de um canto batido por Messi. O Barça cresceu com o golo e ficou mais confiante. Messi apontou o 2º golo aos 70 minutos, fintando o guarda-redes como se não fosse nada, e apenas 6 minutos depois uma boa combinação da turma catalã terminou com Messi a encostar dentro área depois de um passe de Suárez. Com esta vitória o Barça soma 7 vitórias consecutivas no campeonato espanhol, estendendo assim o seu perfeito arranque de campeonato.

Isco bisa em primeira vitória no Bernabéu

Isco bisa em primeira vitória no Bernabéu.

Show de Isco garante primeira vitória no Bernabéu.

A recepção ao Espanyol não só marcou a primeira vitória do Real Madrid no Santiago Bernabéu esta temporada, no campeonato espanhol, como também assinalou a 100ª vitória dos Merengues sobre o Espanyol. O Real Madrid mostrou-se atrevido desde o começo da partida, criando várias oportunidades ao longo da primeira parte, acabando mesmo por chegar ao primeiro golo à passagem da meia hora, com Cristiano Ronaldo a assistir Isco com belo passe que deixou o espanhol desmarcado. Ronaldo tentou três vezes a sua sorte ainda no primeiro tempo, mas não teve sorte.

O primeiro remate com perigo do Espanyol chegou apenas aos 49 minutos, mas Navas impediu o golo. O segundo tempo não foi tão animado como o primeiro, com menos oportunidades de golo, mas o segundo golo acabou por chegar aos 70 minutos, com Cristiano Ronaldo a conduzir um rápido contra-ataque, apoiado por Asensio, Isco e Lucas Vázquez, lançando Asensio pelo flanco esquerdo e com este a assistir Isco à entrada da grande área para o 2-0. O encontro não contou com mais oportunidades, acabando por chegar ao fim assim.

Outras curtas da jornada:

  • Celta de Vigo empata em casa contra o Girona, por 3-3, concedendo o golo do empate ao cair do pano.
  • Festival de golos em Vitória, com a Real Sociedad a empatar por 4-4 na recepção ao Real Betis.
  • Valencia continua o seu belo arranque de campeonato, vencendo na recepção ao Bilbao.
  • Atlético Madrid empata a zero em Leganés, com o Sevilla a aproveitar este deslize e a passar para 2º lugar, vencendo por 2-0 na recepção ao Málaga.
  • Alavés consegue primeira vitória da temporada, triunfando por 0-2 em casa do Levante.

Boas Apostas!