O lateral-esquerdo, de 20 anos, tem sido uma das revelações da Bundesliga.
Ao serviço do FC Augsburg já completou 25 partida, somando 4 assistências.
Luta
Abdul Rahman Baba nasceu em Tamele, cidade do Gana. O jovem lateral começou a sua aventura no Dreams FC.
Em 2011, com 17 anos, Baba assinou pelo Asante Kotoko, uma transferência que acelerou o seu desenvolvimento.
As boas exibições valeram-lhe o 2º lugar no prémio Discovery of the Year e as primeiras internacionalizações na Selecção Sub-20. Aproveitando o bom momento para se apresentar no Norte de Londres para um período de 2 semanas de experiência no Arsenal. Uma possível transferência para Inglaterra ficou adiada devido à licença de trabalho.

Aos 20 anos é o lateral esquerdo titular do FC Augsburg, e começa a ser cobiçado pelos grandes clubes da Europa
Contra todas as expectativas, em 2012/2013, Baba rumou ao Furth, recém-promovido à Bundesliga. O lateral teve oportunidade de ser uma opção regular e ganhar ritmo competitivo numa das melhores ligas do Mundo, isto com apenas 18 anos.
Na época seguinte, o Furth continuou a sua caminhada no segundo escalão alemão, com Baba a continuar no clube e a aproveitar todos os minutos para dar continuidade ao seu desenvolvimento.
O jovem lateral fez parte da selecção do Gana que conquistou o 3º lugar no Mundial Sub-20, de 2013, sendo uma das opções regulares do seleccionador Sellas Tetteh.
No início da temporada 2014/2015, e ainda no Furth, Baba esteve presente na goleada, por 5-1, aos rivais do Nuremberg, com o lateral a estar em grande plano ao apontar dois golos e uma assistência.
O FC Augsburg não pensou duas vezes e, em Agosto de 2014, pagou 2,5 milhões de euros pelo promissor lateral-esquerdo.
Revelação
De volta à Bundesliga, Baba voltou a demonstrar o mesmo nível que apresentou antes do Furth ter sido despromovido.
Os dirigentes do clube confiavam nas suas capacidades e acreditavam que o talento de Baba acabaria por sobressair.
O lateral estreou-se com uma derrota, por 2-0, frente ao Hoffenheim, mas deixou boas indicações, sendo dos elementos mais desequilibradores do Augsburg. Jogo após jogo, Baba evoluía e mostrava segurança nas suas acções.
Em Setembro de 2014, o jovem foi chamado por Kwesi Appiah para a selecção principal do Gana, somando assim a sua primeira internacionalização.

Depois de ser titular da Selecção Ganesa de Sub-20, Kwesi Appiah chamou-o, em Setembro de 2014, para a Selecção A
Ao serviço do emblema alemão já leva 25 jogos e 4 assistências. Números que colocam o jovem, de 20 anos, como um dos elementos imprescindíveis no plantel orientado por Markus Weinzierl. Baba é um dos responsáveis pelo surpreendente 6º lugar no campeonato, com 39 pontos em 28 jogos.
Trata-se de um moderno lateral-esquerdo com capacidade para fazer todo o flanco. O clube alemão alinha em 4x2x3x1, mas cabe a Baba oferecer profundidade e largura no seu corredor.
Aos 20 anos apresenta uma enorme capacidade física. Adora integrar o ataque, mas isso não faz com que se esqueça das suas responsabilidades defensivas. Leva para jogo uma pitada de imprevisibilidade, tanto pode ir à linha e cruzar ou cortar para dentro para apoiar o jogo interior e os avançados.
Defensivamente é um jogador agressivo e muito difícil de ultrapassar, pressionado de forma eficaz o adversário.
As suas maiores virtudes são os cruzamentos, drible e o desarme. Ofensivamente sabe explorar muito bem os espaços para depois cruzar em condições para os seus companheiros. Relativamente ao drible, a sua velocidade, técnica e equilíbrio falam por si. No capítulo defensivo, é raro ser ultrapassado em jogadas de 1×1, um dado muito interessante atendendo à qualidade de extremos da Bundesliga.
Há espaço a melhorar a sua qualidade de passe e o seu posicionamento táctico na transição defensiva. Joga bem na antecipação e nos duelos individuais, mas necessita de evoluir na componente táctica.
As suas mais recentes exibições colocam-no como um dos melhores laterais-esquerdo da Bundesliga, e podemos mesmo considerar que um dos mais talentosos das principais ligas europeias.
O jovem ganês batalhou muito para alcançar o nível qa ue se exibe actualmente, valendo o interesse do Chelsea, Manchester United, Manchester City, Nápoles, Arsenal, Roma, Milan, Atlético de Madrid, Real Madrid e muito mais.
Baba já mostrou que está satisfeito no Augsburg, prometendo concentração e dedicação ao seu clube, mas o salto deverá estar mais próximo do que nunca.
Boas Apostas!