Áustria – Roménia (Liga das Nações)
Num confronto relativo à Liga B da Liga das Nações da UEFA, que terá a realização da sua 2.ª jornada na próxima segunda-feira, as seleções da Áustria e da Roménia têm confronto agendado precisamente para o primeiro dia útil da semana, num jogo que terá lugar no Wörthersee Stadion, na cidade austríaca de Klagenfurt. Na estreia, a formação orientada pelo selecionador Franco Foda venceu e fez uma excelente exibição na visita à Noruega, onde surpreendeu quer pelo resultado, quer pela atuação. Pela frente, desta vez os austríacos terão a seleção orientada por Mirel Rado, que se superiorizou de forma clara à Irlanda do Norte na estreia, acabando por sair penalizada pela falta de eficácia no quesito da finalização.
Análise Áustria
A atravessar um período de clara retoma em relação à queda após o melhor período da sua história enquanto seleção, a Áustria promete vir a realizar uma boa campanha nesta fase de grupos da Liga das Nações, onde tem o objetivo de o vencer, para poder subir à Liga A da próxima edição, depois da promoção da Liga C em 2018/19. Para já, os austríacos entram na 2.ª jornada na liderança isolada da classificação do Grupo 1 da Liga B, com três pontos, mais dois que Irlanda do Norte e Roménia e mais três que a Noruega.
Na retoma da competição após a caminhada que culminou com a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de 2020, num grupo onde a Áustria acabou como 2.ª classificada apenas atrás da Polónia, a seleção orientada pelo treinador Franco Foda conseguiu um excelente resultado e uma exibição ainda melhor. Na presumível difícil deslocação à Noruega, a Áustria superiorizou-se de forma clara, por intermédio de uma postura ofensiva e de olhos postos na baliza adversária, que lhe permitiu chegar uma vantagem de dois golos e acabar a partida com triunfo por 1-2.
Onze provável: Schlager – Lainer, Posch, Dragovic, Ulmer – Ilsanker, Schlager – Onisiwo, Sabitzer, Baumgartner – Gregoritsch
Análise Roménia
A Roménia tem apresentado um futebol interessante nas últimas vezes que surgiu em capo, isto incluindo os jogos de qualificação para o Euro 2020, onde a equipa do Leste Europeu não conseguiu lidar com a forte concorrência do seu grupo, que acabou por ser ganho pela Espanha, mas que também integrava as seleções da Suécia e da Noruega. Em virtude de ter falhado o apuramento para o Europeu, o selecionador Cosmin Contra foi substituído por Mirel Radoi, que cumpriu a sua estreia na 1.ª jornada desta Liga das Nações. À entrada para a 2.ª ronda, os romenos ocupam o 3.º lugar do Grupo 1 da Liga B, com um ponto, tal como a Irlanda do Norte, que tem menos dois que a Áustria e mais um que a Noruega.
Na partida da última sexta-feira, a Roménia não conseguiu ir além de um empate a uma bola na receção à Irlanda do Norte. Se a conquista de um único ponto já defraudava as expectativas à entrada para o encontro, o facto de os pupilos de Mirel Radoi terem jogado em superioridade numérica do minuto 39 em diante agrava ainda mais a sensação de falhanço. A uma primeira parte sem motivos de interesse, a Roménia somou um segundo tempo onde fartou-se de colecionar oportunidades desperdiçadas, acabando por ver os norte-irlandeses chegarem ao golo do empate ao minuto 86.
Onze provável: Tatarusanu – Hanca, Chiriches, Tosca, Bancu – Stanciu, Cicaldau, Maxim – Hagi – Alibec, Puscas
Dica de Prognóstico
Concluída a primeira jornada deste Grupo 1 da Liga B, foi a Seleção Austríaca a grande vencedora da primeira ronda de jogos. Isolada na liderança da tabela classificativa, a seleção orientada por Franco Foda deverá procurar aproveitar o fator casa para voltar a ganhar e tentar reforçar essa mesma liderança, face a uma Roménia que terá de correr riscos, para ir em busca dos três pontos, uma vez que defraudou as expectativas na partida inaugural. Ambas as seleções têm uma dinâmica ofensiva muito interessante, ainda que defensivamente não cumpram tão bem os requisitos. Somando a isso a expectativa de uma partida dividida, equilibrada e por vezes até partida taticamente, será uma aposta de muito valor a de mais de 2,5 golos, pela cotação de 1.95 que a Bet.pt apresenta.