Este fim-de-semana, o futebol inglês concentra as suas atenções no Estádio de Wembley, onde sábado e domingo se realizam as meias-finais da Taça de Inglaterra. Millwall – Wigan e Chelsea – Manchester City são os concorrentes a chegar à final da competição. Enquanto isso, na Premier League, a manutenção continua a ser tema essencial.
Fim-de-semana de Taça
Quis o sorteio que os finalistas da Taça de Inglaterra fossem decididos em dois encontros de valor quase oposto. No sábado, o Millwall, do Championship, encontra o Wigan, uma das equipas que vai lutando no fundo da tabela da Premier League. Já no domingo, o atual campeão, Manchester City, encontra o atual campeão europeu e detentor da Taça de Inglaterra, o Chelsea, segundo e terceiro classificados do campeonato inglês.
Será o quarto encontro entre estas duas equipas na presente temporada. Até agora, o Chelsea ainda não conseguiu bater a equipa de Mancini, que venceu por duas vezes, na Supertaça e no jogo da Premier League disputado em casa, empatando no outro encontro, em Stamford Bridge. O Manchester City chega a este encontro a pensar salvar a sua época. Depois de eliminado na Europa e de ver o United fugir no topo da Premier, esta é a única competição que a milionária equipa pode assegurar.
Para o Chelsea, acabada de garantir as meias-finais da Liga Europa, o principal objetivo passa ainda pela Premier League, onde tentará assegurar o apuramento direto para a Liga dos Campeões. Com Rafael Benítez de saída, os títulos terão um sabor especial para o técnico espanhol. Mal amado desde a sua chegada a Stamford Bridge, chegou a estar perto de sair, antes de começar a vencer e avançar nas competições a eliminar, o que parece, definitivamente, uma especialidade sua.
Ninguém larga a Premier League
O Newcastle – Sunderland será o jogo grande daqueles que se disputam, este fim-de-semana, na Premier League. As duas equipas vivem demasiado perto da linha de água e precisam, desesperadamente, de pontos, para fugir a esse destino. O Newcastle deu uma boa imagem daquilo que pode conseguir no encontro frente ao Benfica. Com jogadores de qualidade e poderio ofensivo, continua a parecer estranha a posição dos Magpies na tabela. No entanto, se conseguir somar uma segunda vitória consecutiva, poderá respirar melhor, mais próximo da tabela. No Sunderland, o efeito da chegada de Paolo di Canio fez-se notar, mas não o suficiente para somar pontos. Num jogo frente a um adversário direto, o Sunderland sabe que não perderá posições (o Wigan não joga no fim-de-semana), mas poderá ficar com os mesmos pontos e mais dois jogos do que os semi-finalistas da Taça.
O Aston Villa recebe o Fulham e está também obrigado a vencer, para fugir a uma batalha que ameaça estender-se até final da competição. O Queens Park Rangers terá missão quase impossível no estádio do Everton, que sonha com a Europa, e o Reading recebe o Liverpool, também complicado para quem está já a demasiados pontos da salvação. Mais uma semana sem vencer será uma condenação para estes dois conjuntos. Quem poderá ainda cair em zona mais perigosa é o Stoke e o Norwich. A equipa de Tony Pullis tentará somar pontos frente ao novo campeão, Manchester United, enquanto os canarinhos viajam até Londres, para jogar no campo do Arsenal. A acontecer as derrotas prováveis, haverá que contar com estes dois conjuntos no alinhamento das contas das derradeiras jornadas.
Europa a meio-gás
Dos candidatos a um lugar na Liga dos Campeões, apenas Arsenal e Everton entram em campo, ambos no seu estádio, frente a equipas que lutam pela manutenção. Mais uma oportunidade para que ambas as equipas apertem o cerco a Chelsea e Tottenham, que virão o seu jogo adiado para uns dias mais tarde. Será portanto uma história que ficará a meio, mas parece cada vez mais forte a possibilidade de ver o Arsenal intrometer-se definitivamente na luta pelo 3º lugar. O Chelsea anda preocupado com várias competições e os Spurs de André Villas-Boas esperam que o regresso de Bale possa ser salvador. Quando isso acontecer, poderá já ser tarde demais.
Boas apostas!