Premier League – Chegados à derradeira jornada da Liga Inglesa, as duas questões fundamentais estão presas por detalhes. O líder, Manchester City, precisa apenas de um ponto para se sagrar campeão, enquanto o aflito West Bromwich Albion também procura a mesma quantidade para se manter entre os melhores clubes do futebol inglês. Na expetativa, Liverpool e Norwich entram em campo para ganhar.

O Manchester City chega à última jornada com o título nas mãos porque venceu quatro jogos consecutivos nas últimas semanas, enquanto o seu concorrente, o Liverpool, desperdiçou cinco pontos nas partidas frente ao Chelsea e Crystal Palace. Duas explicações podem surgir para este facto. Por um lado, a equipa de Brendan Rodgers pode ter soçobrado perante a pressão de precisar de vencer, algo que foi mais notório no jogo frente às águias, quando a ganhar por 3-0 se deixaram empatar. Mas, ao mesmo tempo, o calendário colocou os Reds perante duas equipas que dificilmente desistem de lutar pelos pontos numa fase muito importante da época. José Mourinho e Tony Pulis são técnicos capazes de montar um esquema bastante agressivo e o Liverpool não foi capaz de se impor perante nenhuma delas.

Agora, é a vez do Manchester City voltar a jogar por um título até ao último segundo. Recebe o West Ham, que não tem nada a ganhar ou a perder neste encontro. Mas pela cabeça de muitos adeptos passará a lembrança do QPR, que quase roubou o título em pleno Etihad, há duas temporadas. Na expetativa, o Liverpool recebe o Newcastle e está obrigado a vencer.

Ninguém quer largar o barco

Sergio Aguero Manchester City

Falta pouco para o título

Uma das grandes desilusões da temporada, o Norwich City precisa de um milagre para garantir a continuidade na Premier League. Depois de uma boa época no ano passado, o conjunto canário até fez algumas contratações interessantes, mas não foi capaz de aguentar o impacto de uma segunda temporada na Premier League. Inexperiência e, sobretudo, fragilidade, com o pior ataque da prova e a terceira pior defesa, tudo parece indicar como justa a descida da equipa. Na última jornada, recebe o Arsenal e está obrigado a vencer.

O West Bromwich Albion é outra das equipas a cair em comparação com a temporada passada, onde andaram pela primeira metade da tabela. A defesa, uma vez mais, parece ser o problema, mas mesmo que o Norwich vença, o West Brom só precisa de assegurar um empate frente ao Stoke City para se manter na Premier League. Um novo começo virá mesmo a calhar…

Quem são os novos inquilinos da Premier League?

O Leicester City, vencedor do Championship, e o Burnley, segundo classificado, já garantiram a sua presença na Premier League da próxima temporada. O Leicester City esteve na Premier League, pela última vez, há dez anos atrás, sendo de referir que na época 2000-01 até chegaram a participar na Taça UEFA. Kasper Schmeichel, que disputou todos os 46 encontros no campeonato, é uma das figuras da equipa. O Burnley esteve, mais recentemente, no topo do futebol inglês, corria a temporada de 2009-10, mas não conseguiu alcançar a manutenção. A dupla de avançados Vokes e Ings, ambos com vinte golos, foi fundamental para o regresso à Premier.

A terceira vaga será disputada em sistema de playoff, que começa hoje. Na primeira ronda, o Brighton & Hove Albion defronta o Derby County, enquanto o Wigan Athletic encontrará o Queens Park Rangers.

Boas Apostas!