Atalanta – Cagliari (Taça de Itália)
Esta quinta-feira, as equipas da Atalanta e do Cagliari vão defrontar-se no Gewiss Stadium, em Bérgamo, num jogo que está agendado a propósito da realização da eliminatória referente aos oitavos-de-final da Coppa Italia. Uma prova onde o conjunto de Gian Piero Gasperini tem aspirações legítimas a chegar longe, sendo esta a estreia para a equipa da Atalanta na nova edição da Taça de Itália. Pela frente, estará a turma de Eusebio Di Francesco, uma das que pior momento de forma atravessa na atualidade no campeonato italiano, mas que já superou dois adversários para chegar a esta fase da Taça, onde a equipa terá de se transcender para voltar a ganhar passados nove jogos e eliminar um dos favoritos a chegar à final.
Análise Atalanta
A equipa da Atalanta começou esta temporada com fortes ambições nas várias competições em que está inserida, mas teve alguma dificuldade para mostrar o futebol que a colocou entre as equipas de Liga dos Campeões do campeonato italiano, na época passada. No momento, a formação orientada pelo treinador Gian Piero Gasperini já está bem melhor, tanto que já ocupa a 5.ª posição da tabela classificativa da Serie A. Na Coppa Italia, o objetivo da turma de Bérgamo é chegar o mais longe possível, havendo, naturalmente, a ambição de chegar à final.
Esta eliminatória dos oitavos-de-final vai marcar a estreia da Atalanta na nova edição da Taça de Itália, que já teve várias rondas para trás, com a presença de outras equipas de escalões inferiores e da Serie A. À entrada para esta partida onde estará em discussão o acesso aos quartos-de-final da Coppa, a Atalanta vive um bom momento de forma, depois de ter chegado, na vitória contra o Benevento (4-1), no passado fim-de-semana, ao seu terceiro triunfo consecutivo e sempre com números redondos (além dos 5-1 ao Sassuolo e dos 3-0 ao Parma).
Onze provável: Sportiello – Tolói, Caldara, Djimsiti – Maehle, De Roon, Freuler, Gosens – Malinovskyi, Ilicic – Muriel
Análise Cagliari
A equipa do Cagliari tem como grande prioridade a manutenção na primeira divisão do futebol italiano, um objetivo que não tem perseguido da melhor forma até esta altura, até porque está nos lugares logo acima da linha de água na classificação geral da Serie A, com apenas dois pontos de vantagem sobre a primeira equipa em zona de descida. Na Coppa Italia, a formação liderada pelo técnico Eusebio Di Francesco já ultrapassou duas eliminatórias.
Nas rondas anteriores da Taça, o Cagliari jogou em ambas as ocasiões como equipa visitada, tendo, primeiro, derrotado o Cremonese (1-0) e, posteriormente, o Hellas Verona (2-1), num jogo que remonta ao passado mês de novembro. Sem ganhar há nove jogos consecutivos, a equipa de Di Francesco chega a esta eliminatória dos oitavos-de-final da Coppa Italia sob pressão, até porque vem de quatro derrotas consecutivas, a última das quais no passado domingo, na visita a Florença, diante da Fiorentina (0-1).
Onze provável: Cragno – Pisacane, Walukiewicz, Godin, Traipaldelli – Nández, Marin, Oliva – Pereiro, Sottil – Pavoletti
Dica de Prognóstico
Num desafio que determinará qual das duas equipas avançará para os quartos-de-final da Taça de Itália, a Atalanta deverá entrar em campo determinada em mostrar o porquê de ser o favorito das casas de apostas a vencer o jogo no tempo regulamentar. Depois de um ciclo com alguns resultados menos bons, a equipa de Gasperini parece estar a recuperar a forma que a destacou, nas últimas épocas, como um dos melhores conjuntos da atualidade no futebol italiano, pelo que é se espera uma atuação séria, competente e de qualidade por parte da equipa da casa. Do outro lado, o Cagliari sabe que não terá grandes chances teóricas de seguir em frente, até porque é uma equipa com problemas defensivos graves, o que deverá custar caro frente a uma equipa tão rotinada ofensivamente como a turma de Gasperini. Pela previsão de um jogo onde a equipa da casa consiga criar várias oportunidades de golo no decorrer dos 90 minutos, o melhor investimento será a aposta no mercado de Atalanta a Marcar em Ambas as Partes, cotado pela Bet.pt a 1.54.