AS Roma – Astra Giurgiu (Liga Europa)
AS Roma e Astra Giurgiu são as duas equipas que, no Grupo E, mais precisam deste jogo para mudar um pouco aquilo que lhes espera em termos de futuro. No entanto, os conjuntos também partiram de pontos bem diferentes. Os romanos são os grandes favoritos a passar em primeiro lugar e o empate em Plzen não deixa de ser uma pequena desilusão para uma equipa que queria mesmo estar na Liga dos Campeões. Já o Astra Giurgiu, equipa com menor capacidade do grupo, perdido o jogo frente ao Austria Viena, resta-lhe tentar a surpresa para poder entrar na luta pelos dois primeiros lugares.
Está a ser um início de temporada difícil para a AS Roma, começando, desde logo, pelo afastamento da Liga dos Campeões, algo que terá imposto uma quebra no conjunto de Lucciano Spaletti da qual se vai recuperando lentamente. Perante essa realidade, a equipa demora a recuperar-se e mesmo não sendo propriamente um favorito à vitória na Serie A, o facto de em seis jogos só ter conseguido vencer em casa, comprova as suas fragilidades. Na Europa, o filme é exatamente o mesmo, com um empate em Plzen a pesar nas contas da Roma e a obrigá-los a ir a jogo frente aos romenos do Astra Ploiesti com uma atitude bem diferente daquela que se poderia esperar, sendo este um jogo mais provável para dar descanso a alguns jogadores. Não será o caso, porque, pelo menos em termos de resultado, este é um jogo fundamental para o AS Roma. Vencer não é obrigatório, simplesmente, não haverá outra opção.
Onze Provável: Alisson – Bruno Peres, Manolas, Fazio, Juan Jesus – Nainggolan, L. Paredes, Gerson – Iturbe, Dzeko, El Shaarawy.
O Astra Giurgiu está na segunda metade da Liga Romena e depois de uma derrota caseira com o Austria Viena, poderá também ter muitas dificuldades para largar o último lugar do Grupo E. Mas comecemos pelo princípio, até que as equipas romenas nem sempre têm resultados tão fracos como imaginamos a comparar talentos disponíveis. Campeões romenos na temporada passada, a equipa do Astra não esteve à altura de competir pela Liga dos Campeões, sendo eliminado pelo FC Copenhaga, mas fez sensação ao eliminar o West Ham no playoff da Liga Europa. Ainda assim, é o eterno problema destes conjuntos vindos de campeonatos mais fracos, onde a inconstância acaba por ser uma espécie de marca de água quando chegam às noites europeias. Neste ponto, quase se pode arriscar que para o Astra é mais fácil jogar em Roma do que receber uma equipa do seu nível. Porque a equipa estará mais organizada para atuar defensivamente, fechando a iniciativa do rival e procurando sair no contra-ataque para surpreender.
Onze Provável: Lung – Sapunaru, Geraldo Alves, Fabrício, Junior Maranhão – Lovin – Boudjema, Budescu, Niculae, Filipe Teixeira – Alibec.
Este vai ser o primeiro encontro oficial entre as duas equipas.
O empate da Roma na República Checa faz-lhe encarar este jogo com outra atenção e o favoritismo parece ficar mais seguro para o lado dos romanos.