Com a 2ª jornada da fase de qualificação africana vêm alguns encontros interessantes, podendo, para algumas selecções, resultar num bom impulso madrugador para qualificação à próxima etapa.
Congo e Tunísia na luta pela liderança do Grupo A

Bakambu é a arma ofensiva da República Democrática do Congo.
Depois de golear, sem qualquer dificuldade, na recepção à Líbia, por 4-0, a República Democrática do Congo passou passou para 1º lugar do agrupamento, estando agora em igualdade pontual com a Tunísia que, por sua vez, triunfou por 2-0 na Guiné Conacri. Agora, ambos com 3 pontos, chegam à 2ª jornada onde precisam de vencer os respectivos confrontos.
O Congo vai agora ao território da Guiné Conacri, onde se espera um jogo equilibrado, com ambas equipas a contarem com alguns jogadores a disputarem alguns dos campeonatos mais interessantes da Europa. Embora fora de portas, os Leopardos são ligeiramente favoritos, contando com alguns dos seus intervenientes a alinharem na Premier League e no Championship, destacando-se ainda o avançado Bakambu, do Villarreal. Já a Guiné Conacri tem alguns dos seus jogadores, principalmente os defesas, a disputarem a Ligue 1.
Por outro lado, a Tunísia está tranquila com a respectiva deslocação à Líbia, sendo que mesmo apesar de ter grande parte dos seus jogadores a actuarem no respectivo campeonato caseiro, destacando-se o defesa Abdennour, do Valencia, os médios Khari, Ben-Hatira, Khémis, do Sunderland, Darmstadt e Lorient, respectivamente, e o avançado Harbaoui, do Anderlecht. A Líbia é, sem dúvida, a selecção mais favorita a ficar em último lugar do agrupamento, não detendo nenhum jogador conhecido, destacando-se apenas Hamdou Elhouni, do Chaves, e El Fitouri, dos Sub-23 do Manchester United.
Favoritos do Grupo C enfrentam-se

Com Salomon Kalou e Bony, a Costa do Marfim está bem servida no sector ofensivo.
Nesta 2ª jornada do Grupo C é altura de Marrocos e Costa do Marfim se colocarem frente a frente, num embate onde os dois favoritos do agrupamento irão medir forças. A Costa do Marfim é quem está melhor classificada, somando já 3 pontos graças à vitória por 3-1 na recepção ao Mali, enquanto Marrocos está em 2º lugar com 1 ponto, juntamente com o Gabão, graças ao empate a zero na 1ª jornada.
A selecção marroquina conta com alguns jogadores muitos conhecidos, nomeadamente os defesas Medhi Benatia e Nabil Dirar, da Juventus e AS Monaco, respectivamente, os médios Hakim Ziyech, El Ahmadi e Carcela, do Ajax, Feyenoord e Granada, respectivamente, e o avançado Amrabat do Watford. Já a Costa do Madtfim também apresenta alguns jogadores conhecidos, como o defesa Serge Aurier do PSG, os médios Gradel do Bournemouth, e os avançados Salomon Kalou e Wilfried Bony, do Hertha Berlim e Stoke City, respectivamente. Posto isto, antevê-se uma partida bastante animada e com várias ocasiões de golo para os dois lados.
Egipto pode afastar concorrência

Irmãos e rivais na Premier League, mas companheiros de selecção.
Depois de triunfar por 1-2 em terreno do Congo, na 1ª jornada da prova, o Egipto recebe agora aquele que é, teoricamente, o seu maior rival neste Grupo E. Ainda assim, os egípcios ocupam o 1º lugar do agrupamento com 3 pontos, enquanto que o Gana vai em 3º lugar com 1 ponto, juntamente com o Uganda. Uma vitória para os Faraós significaria um bom impulso na corrida pela qualificação ao Campeonato do Mundo, enquanto que para o Gana significaria a passagem ao 1º lugar, podendo, ou não, ficar em igualdade pontual com o Uganda, dependendo do respectivo resultado do jogo contra o Congo.
O plantel do Egipto destaca-se principalmente do meio-campo para a frente, onde conta com jogadores talentosos e com boas qualidade, como os médios El Mohamady, El Nenny e Ramadan Sobhi, do Hill City, Arsenal e Stoke City, respectivamente, e os avançados Mohamed Salah e Hassan, da AS Roma e SC Braga, respectivamente, Já o Gana não se fica nada atrás, contando com bastante qualidade espalhada pelo campo, começando pela defesa, com Baba Rahman e Schulpp, do Schalke 04 e do Leicester, respectivamente, Acheampong, Christian Atsu e Thomas Partey, do Newcastle, Anderlecht e Atlético de Madrid, respectivamente, e ainda os avançados e irmãos André Ayew e Jordan Ayew, do West Ham e Aston Villa, respectivamente.
Posto isto, não é de prever menos que um embate interessante e divertido, com um bom futebol à mistura e várias situações de golo para os dois lados.
Outras curtas da jornada
- Líder isolada do Grupo B, vencendo o Zâmbia em terreno hostil, a Nigéria recebe agora a Argélia, que não conseguiu melhor que um empate por 1-1 na recepção aos Camarões.
- Também isolado no Grupo D, depois de vencer por 2-0 na recepção a Cabo Verde, o Senegal vai agora a casa da África do Sul, que não conseguiu melhor que um empate por 1-1 em casa da Burquina Faso.
Boas Apostas!