Na sua 7ª participação em Campeonatos do Mundo, a seleção dos Camarões procuram melhorar a sua melhor classificação de sempre – presença nos quartos-de-final. Os leões indomáveis, como são conhecidos, foram o primeiro país africano a participar em Mundiais (Espanha, 1982). Não passaram da primeira fase, mas ficaram invictos – empates sem golos com Perú e Polénia e 1 – 1 com a Itália, futura campeã daquela edição. Mas para a história ficou a participação no Itália 90, onde derrotaram a atual campeã Argentina na estreia e alcançarem os quartos-de-final (até então inédito entre seleções africanas), liderados pelo fantástico Roger Milla. Nas restantes participações – 1994, 1998, 2002 e 2010, não ultrapassaram a fase de grupos.

Cam1

O selecionador alemão de 66 anos, Volker Finke, escolheu um misto de jogadores experientes como Samuel Eto’o (Chelsea), Alex Song (Barcelona), Vincent Aboubakar (Lorient), e nove jogadores que se vão estrear em fases finais de Mundiais. A grande maioria dos convocados jogam em França e Turquia, apenas dois jogam no próprio país. Os Camarões ocupam a 50ª posição do Ranking FIFA (8ª no Ranking CAF).

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Quartos-de-final (1990)
Melhor Resultado CAN – Vencedor (1984, 1988, 2000, 2002)
Melhor Marcador – Samuel Eto’o (55 golos)
Mais Internacionalizações – Rigobert Song (137 internacionalizações)
Estrelas do Passado – Roger Milla, Marc-Vivien Foé, Rigobert Song, Thomas Nkono
Selecionador – Volker Finke
Capitão – Samuel Eto’o

Convocatória

O selecionador alemão Volker Finke divulgou a lista de pré-convocados para o Mundial de 2014:

Guarda-Redes Charles Itandje (Konyaspor)
Ndy Assembé (Guingamp)
Sammy Ndjock (Fetihespor)
Loic Feudjou (Coton Sport)
Defesas Allan Nyom (Granada)
Dany Nounkeu (Besiktas)
Cédric Djeugoue (Coton Sport)
Aurélien Chedjou (Galatasaray)
Nicolas N’koulou (Marselha)
Armel Kana-Biyik (Rennes)
Henri Bedimo (Lyon)
Benoît Assou-Ekotto (QPR)
Gaetang Bong (Olympiakos)
Médios Eyong Enoh (Antalyaspor)
Jean II Makoun (Rennes)
Joel Matip (Schalke 04)
Stéphne Mbia (Sevilha)
Landry Nguémo (Bordéus)
Alexandre Song (Barcelona)
Cédric Loe (Osasuna)
Edgar Sally (Lens)
Avançados Samuel Eto’o (Chelsea)
Eric Choupo-Moting (Mainz)
Benjamin Moukandjo (Nancy)
Vincent Aboubakar (Lorient)
Achille Webo (Fenerbahçe)
Mohamadou Idrissou (Kaiserslautern)
Fabrice Olinga (Zulte-Waregem)

Equipa-tipo

Cam2

Destaque ainda para jogadores como Stéphne Mbia e Joel Matip, no meio-campo, e os avançados Webo e Mohamadou Idrissou que podem entrar facilmente no onze inicial dos Camarões.

“Jogador Chave”

Samuel Eto’o Fils – 33 anos – Chelsea

Cam3 Eto'oUm dos melhores avançados de todos os tempos. Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Chelsea foram alguns dos clubes onde o camaronês espalhou a ‘magia’ do seu futebol e assinou noites memoráveis. Foram golos e mais golos, por onde passou deixou saudades e uma grande simpatia nos adeptos. Todos os recordam como um grande jogador, marcador de golos e um grande jogador de equipa. Passou ainda por Leganés, Espanhol e Maiorca (Espanha) e Anzhi (Rússia).
Contratado por José Mourinho, Eto’o foi bastante útil no ataque do Chelsea, apontando 9 golos na Premier League e 3 na Liga dos Campeões.
Faz um grande trabalho no seu país, ajudando muitos jovens a melhorar a sua condição de vida, através da sua academia de futebol que trabalha diretamente com a academia do Barcelona.
É um dos jogadores com mais títulos no seu currículo – 4 Ligas do Campeões, 1 Campeonato do Mundo de Clubes, 1 Jogos Olímpicos, 2 CAN’s, 3 Ligas Espanholas, 2 Copas del Rey e 2 Supertaças, 1 Liga e Supertaça Italiana.
Tem 52 internacionalizações pela sua seleção e 32 golos apontados.
No Brasil espera-se que Samuel Eto’o dê um toque de classe ao ataque, comandando a equipa e marcando golos. Aos 33 anos enverga a braçadeira de capitão e continua a ser a maior estrela dos Camarões.

 Jogos da Primeira Fase

DATA LOCAL JOGO
13/06/2014 Estádio das Dunas   México X   Camarões
18/06/2014 Arena Amazónia   Camarões X   Croácia
23/06/2014 Estádio Nacional   Camarões X   Brasil

Três jogos muito complicados para a seleção africana, onde a sua capacidade defensiva terá que estar a 100%. O jogo frente a Portugal, em Março, não perspetiva uma fase final muito animadora, pois a defesa e o seu guarda-redes cometeram demasiados erros para um jogo de alta-competição.
Os Camarões enfrentarão três seleções em que o seu ponto mais forte é o ataque e se o selecionador dos leões indomáveis não preparar a equipa para defender criteriosamente, podem sofrer muitos golos.
A seu favor, os Camarões têm a capacidade física, o trabalho de equipa e a garra dos seus jogadores, que nunca dão uma jogada como perdida. Vejamos como serão capazes de servir Samuel Eto’o e se este é capaz de concretizar as oportunidades de golo criadas pela equipa.

Qualificação para o Mundial

2ª Fase

DATA JOGO CLASSIF.
02/jun/12 Camarões 1 – 0 Congo Camarões 13
10/jun/12 Líbia 2 – 1 Camarões Líbia 9
23/mar/13 Camarões 2 – 1 Togo
09/jun/13 Togo 0 – 3 Camarões Congo 6
16/jun/13 Congo 0 – 0 Camarões
08/set/13 Camarões 1 – 0 Líbia Togo 4

Face ao seu Ranking FIFA, a seleção dos Camarões ficou isento da 1ª fase de qualificação – Zona Africana.
Na 2ª fase, ditou o sorteio que a equipa dos leões indomáveis ficasse num dos grupos mais complicados com Líbia, República Democrática do Congo e Togo. Os Camarões perderam apenas 5 pontos em 6 jogos e apuraram-se para a 3ª fase.

3ª Fase

DATA JOGO
13/nov/13 Tunísia 0 – 0 Camarões
17/nov/13 Camarões 4 – 1 Tunísia

Na fase do ‘mata-mata’, os camaroneses tiveram pela frente a forte equipa da Tunísia. Um empate em sem golos na capital tunisina permitiu encarar a segunda-mão com grande confiança. Em Yaondé, a equipa liderada por Volker Finke não deu hipóteses e aos 3 minutos já vencia com golo de Webó. Resultado finaç 4 – 1 (Webó 3’, Moukandjo 29’, Makoun 65’ e 85’; Akaichi 50’) e consequente apuramento para o Mundial 2014.

 Odd de valor

Como tudo aponta para que os Camarões sejam a equipa mais fraca do Grupo A, a odd do Último Lugar parece acertada.

Cam4

Se pensa que a seleção de Eto’o e companhia pode causar surpresas nos jogos da fase de grupos, então pode apostar a favor da Qualificação. Será possível fechar em green se os Camarões vencerem ou empatarem nos dois primeiros jogos.

Cam5
Boas apostas!