O Brasil é um dos principais candidatos a conquistar o Campeonato do Mundo 2014, pois é o país organizador e esteve em grande plano ao conquistar a Taça das Confederações no ano passado (frente a seleções como a Espanha, Itália e Uruguai).  Por outro lado, a pressão por jogar em casa e não realização da fase de qualificação podem ser aspetos negativos na prestação do escrete canarinho. O selecionador Luiz Felipe Scolari, que procura o 2º Campeonato do Mundo para o Brasil (depois de 2002), diz estar confiante nas escolhas que realizou e explicou que escolheu uma equipa “equilibrada” e com “ambiente de grupo”, unido em torno do objetivo de conquistar o título. “Vou até ao inferno com eles”, garantiu o técnico de 65 anos.

Bra1

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Vencedor (1958, 1962, 1970, 1994, 2002)
Melhor Resultado Copa América – Vencedor (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007)
Melhor Marcador – Pelé (77 golos – 1957 a 1971)
Mais Internacionalizações – Cafú (142 internacionalizações – 1990 a 2006)
Estrelas do passado – Leônidas, Zizinho, Didi, Garrincha, Pelé, Rivelino, Zico, Falcão, Romário, Rivaldo, Ronaldo
Selecionador – Luiz Felipe Scolari
Capitão – Thiago Silva

Convocatória

Para tentar conquistar o hexacampeonato, o selecionador Luiz Felipe Scolari escolheu 23 jogadores:

Guarda-Redes Jefferson (Botafogo)
Júlio César (Toronto F.C)
Victor (Atlético Mineiro)
Defesas Dante (Bayern Munique)
David Luiz (Chelsea)
Henrique (Nápoles)
Thiago Silva (PSG)
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (PSG)
Médios Fernandinho (Manchester City)
Hernanes (Inter de Milão)
Luiz Gustavo (Wolfsburgo)
Oscar (Chelsea)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Willian (Chelsea)
Avançados Bernard (Shakhtar Donetsk)
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit)
Jô (Atlético Mineiro)
Neymar (Barcelona)

A principal novidade nos convocados foi a chamada do defesa-central Henrique (Nápoles), que veio ocupar a vaga de 4º defesa que estava em aberto.
Esta convocatória mistura experiência e juventude, sendo a média de idades de 27,7 anos, mais jovem do que a das duas últimas duas Copas. São 17 os jogadores que vão disputar a Copa pela primeira vez. E apenas quatro jogam no Brasil.
Analisando a lista de convocados percebe-se que o Brasil não terá um avançado de renome mundial, deixando à responsabilidade de Fred, Hulk e Neymar a missão de marcar golos.
Destaque para as ausências de Ronaldinho Gaúcho (Atlético Mineiro), Diego Costa, Filipe Luís e Miranda (Atlético de Madrid), Robinho e Kaká (AC Milan), Lucas (PSG) e Alexandre Pato (São Paulo).

Equipa-tipo

bra2

Júlio César – Guarda-redes do Toronto FC, é um dos homens de confiança do selecionador. Aos 34 anos, vai realizar a sua terceira Copa do Mundo, a segunda como titular. Mudou-se recentemente para o Canadá para ganhar ritmo de jogo antes do Mundial.
Dani Alves – Titular indiscutível no Barcelona, não vive uma grande fase, mas não deixa de ser, há alguns anos, um dos melhores laterais-direitos do mundo. Titular na seleção desde 2010, também pode ser adaptado à esquerda.
David Luiz – Parceiro de Thiago Silva ao longo dos últimos 4 anos. Tal como no Chelsea já foi testado no meio campo, permitindo algumas mudanças táticas a Scolari. Este ano foi inconstante no clube inglês.
Thiago Silva – Estreia absoluta a titular em Mundiais (suplente na África do Sul 2010), o jogador do PSG chega ao Mundial como capitão de equipa e tem como missão de liderar a equipa dentro e fora do campo.
Marcelo – Apesar de ter apenas 25 anos, Marcelo é um dos mais experientes do grupo com a camisa da seleção brasileira. Titular indiscutível desde a saída de Roberto Carlos em 2011. Esteve muitas vezes lesionado esta temporada.
Luiz Gustavo – Grande aposta de Scolari para a Copa das Confederações no ano passado. Realizou uma grande época no campeão Bayern e este ano transferiu-se para Wolfsburgo.
Paulinho – Peça-chave no esquema tático de Felipão, responsável não apenas por marcar, mas também para ser o médio que mais se aproxima dos quatro jogadores de frente. Fez uma excelente Taça das Confederações e esteve em grande Destaque no Tottenham esta época.
Oscar – Titular aos 22 anos da equipa canarinha, faz as transições defesa-ataque com grande mestria e é o primeiro a apoiar o ataque. Muitos analistas apontam-no como substituto de Kaká e Ronaldinho Gaúcho.
Hulk – Convocado regularmente desde 2011, Hulk demorou a cair nas graças dos adeptos. Porém, na Taça das Confederações exerceu um papel muito importante no balanço defensivo da equipa, capacidade para lutar pela bola e de remate, conseguiu convencer a maioria dos seus críticos.
Neymar – Ver o tópico ‘jogador-chave’ abaixo.
Fred – No seu 2º mundial, suplente em 2006, está pronto para ser titular com a camisola 9 do Brasil, tentando repetir o bom desempenho na Taça das Confederações (onde apontou 5 golos em 5 jogos).

“Jogador Chave”

Neymar da Silva Santos Júnior – 22 anos – FC Barcelona

bra3É o ‘menino bonito’ do Brasil e o jogador em que todos os brasileiros depositam grandes esperanças. A sua capacidade de drible e condução de bola em velocidade, a sua imprevisibilidade e repentismo e o seu carisma dentro de campo, fazem com que seja o jogador em maior destaque da seleção brasileira. Pode juntamente com Hulk e Fred formar um ataque demolidor, como na Taça das Confederações 2013.
Resta saber qual a condição física que o jogador vai apresentar no Mundial pois não tem jogado nas últimas semanas pelo Barcelona. A imprensa brasileira afirma que Neymar já está recuperado e a preparar com grande afinco a sua presença na equipa de Luiz Felipe Scolari.
Pelé afirmou que a seleção brasileira ‘Não pode contar com Neymar como líder’. Esta é a grande incógnita da super-estrela do brasileira – Estará Neymar à altura da responsabilidade que terá dentro da equipa – jogar e fazer jogar, marcar golos e empolgar os exigentes adeptos brasileiros?

 Jogos da Primeira Fase

DATA LOCAL JOGO
12/06/2014 Arena São Paulo   Brasil X   Croácia
17/06/2014 Estádio Castelão   Brasil X   México
23/06/2014 Estádio Nacional   Camarões X   Brasil

O Brasil começa a sua caminhada frente à Croácia, naquele que se prevê no jogo mais complicado e com uma equipa forte onde se destaca no meio-campo Luca Modric (Real Madrid) e no ataque Ivica Olic (Wolfsburgo) e Mário Mandzukic (Bayern Munique).
Frente ao México, o Brasil não deve ter dificuldades em vencer uma seleção que vai apresentar apenas jogadores que jogam no próprio país. Não se sabendo qual o real valor deste adversário.
Os Camarões apresentaram-se com uma defesa muito débil no jogo frente a Portugal (5-1), na preparação para o Mundial, e face ao poder atacante do Brasil não parecem ter muitas possibilidades.

Odd de valor

bra4

Para a Betfair, o México é favorito a passar à segunda fase do Mundial depois do Brasil. Para nós é uma odd com muito valor.

 

Boas apostas!