A Espanha tem dominado o mundo do futebol nos últimos anos, conquistando o Campeonato da Europa em 2008 e 2012 e a Copa do Mundo em 2010 (África do Sul), por isso tem que ser considerada favorita a revalidar o título no Brasil. Na sua 14ª participação em Mundial (10ª consecutiva), a Espanha quer mostrar que o seu tiki-taka continua bem afinado e que o seu meio-campo é o mais forte de todos. Antes de vencer o tao desejado título de campeão do Mundo, a Espanha sofria de uma recorrente “maldição” que não a deixava passar dos quartos-de-final no Campeonato do Mundo da FIFA. O seu melhor desempenho tinha sido o quarto lugar no quadrangular final do Mundial de 1950, no Brasil.

Espanha 1

Vicente Del Bosque, treinador espanhol de 63 anos, foi o responsável pela conquista do Mundial da África do Sul – 2010. Terá com responsabilidade manter a Espanha no topo do futebol mundial, no país do seu principal rival. No ano passado, sofreu uma pesada derrota na Taça das Confederações frente ao Brasil (0 – 3) e não conseguiu mostrar o futebol rendilhado e ofensivo que nos tinha habituado. A Espanha ocupa a 1ª posição do Ranking FIFA e será a seleção que todos quererão vencer.

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Vencedor (2010)
Melhor Resultado Campeonato da Europa – Vencedor (1964, 2008, 2012)
Melhor Marcador – David Villa (56 golos – 2005 até ao presente)
Mais Internacionalizações – Iker Casillas (152 internacionalizações – 2000 até ao presente)
Estrelas do Passado – Luis Suárez, Telmo Zarra, Luis Arconada, Juanito, Emilio Butragueño, Andoni Zubizarreta, Fernando Hierro e Raúl González
Selecionador – Vicente Del Bosque
Capitão – Iker Casillas

Convocatória

Vicente Del Bosque, apresentou a lista dos 30 pré-convocados para o Mundial 2014. A lista definitiva é divulgada após a realização da final da Liga dos Campeões, dia 24 de Maio, entre Real Madrid e Atlético de Madrid.

Guarda-Redes Casillas (Real Madrid)
Reina (Nápoles)
De Gea (Manchester United)
Defesas Sergio Ramos (Real Madrid)
Gerard Piqué (Barcelona)
Raul Albiol (Napoles)
Javi Martínez (Bayern Munique)
Juanfran (Atlético Madrid)
 Cesar Azpilicueta (Chelsea)
Jordi Alba (Barcelona)
Dani Carvajal (Real Madrid)
Alberto Moreno (Sevilha)
Médios Xavi Hernandéz (Barcelona)
Xabi Alonso (Real Madrid)
Andres Iniesta (Barcelona)
Koke (Atlético Madrid)
Sergi Busquets (Barcelona)
Santi Cazorla (Arsenal)
Ander Iturraspe (Athletic Bilbao)
Cesc Fábregas (Barcelona)
Thiago Alcantara (Bayern Munique)
Juan Mata (Manchester United)
David Silva (Manchester City)
Avançados Jesús Navas (Manchester City)
Pedro Rodriguez (Barcelona)
Diego Costa (Atlético Madrid)
David Villa (Atlético)
Fernando Torres (Chelsea)
Alvaro Negredo (Manchester City)
Fernando Llorente (Juventus)

As grandes ausências dos convocados são Álvaro Arbeloa e Isco, por opção técnica, e Carles Puyol, devido a lesão (terminou a carreira de futebolista profissional). Thiago Alcantara (Bayern Munique) lesionou-se após a saida desta lista e falha o Mundial, uma baixa muito importante no meio-campo espanhol.

Equipa-tipo

Espanha 2

Nesta equipa é possível incluir Diego Costa, Fernando Torres, Alvaro Negredo no ataque, e Fábregas, Busquets e Juan Mata no meio-campo. Azpilicueta pode discutir o lugar no lado esquerdo da defesa com Jordi Alba.

“Jogador Chave”

O segredo do sucesso da Espanha baseia-se no talento concentrado do seu meio-campo. Como tal destacamos dois jogadores que são o ‘cérebro’ da equipa espanhola e deles depende o maior ou menor sucesso da equipa. Em comum têm mais de uma dezena de anos a jogarem juntos no Barcelona e uma grande capacidade passe e organização de jogo.

Xavier Hernández Creus – 34 anos – Barcelona
Andrés Iniesta Luján – 30 anos – Barcelona

Xavi jogou 130 vezes pela seleção principal e marcou 13 golos. Iniesta conta com 95 internacionalizações e 10 golos pela seleção A.

Espanha 3Ambos fazem parte da ‘geração de ouro’ espanhola que conquistou dois Campeonatos da Europa (2008, 2012) e um Campeonato do Mundo (2010), sendo sempre titulares indiscutíveis no meio-campo e com grandes níveis exibicionais.
No Barcelona, são os responsáveis pelo surgimento do tiki-taka da equipa blaugrana (implementado depois na seleção) e pelas maiores conquistas da história do clube – Mundial de Clubes (2009, 2011), Liga dos Campeões (2005/06, 2008/09, 2010/11), Supertaça Europeia (2009, 2011) e ainda 7 Ligas Espanholas, 2 Copas del Rey e 6 Supercopa Espanholas.
No Brasil, a nação espanhola confia na capacidade de liderança dos dois jogadores para trazer consistência e virtuosismo ao futebol da equipa campeã do Mundo. Resta saber em que condições físicas e em que estado motivacional chegarão os dois jogadores ao Mundial, pois a época do Barcelona foi desastrosa (nenhum titulo conquistado) e as suas prestações ficaram bastante aquém do realizado em épocas anteriores.

Jogos da Primeira Fase

DATA LOCAL JOGO
13/06/2014 Arena Fonte Nova   Espanha X   Holanda
18/06/2014 Estádio Maracanã   Espanha X   Chile
23/06/2014 Arena da Baixada   Austrália X   Espanha

A Espanha começa a sua campanha no Brasil com a equipa que venceu na final do Mundial da África do Sul. Naquele que prevê o jogo mais difícil da primeira fase, a Holanda apresentará uma equipa muito forte e com vontade de ‘vingar’ a derrota que sofreu na final de 2010. Este jogo pode ajudar a definir o destino das duas equipas no grupo B, pois uma vitória dará uma grande vantagem anímica para os restantes jogos, e quem perder terá que vencer obrigatoriamente os dois jogos seguintes. Contra o Chile, não será um jogo fácil pois a equipa sul-americana apresenta jogadores com grande experiência e a ‘rodagem’ dos campeonatos europeus. No último jogo entre as duas seleções (amigável) registou-se um empate a 2 golos. No último jogo da primeira fase, a Espanha espera ter a questão da qualificação já resolvida e o jogo frente à Austrália deverá servir para dar minutos a jogadores menos utilizados.

Qualificação para o Mundial

Grupo I

DATA JOGO CLASSIF.
11/set/12 Geórgia 0 – 1 Espanha Espanha 20
12/out/12 Bielorrússia 0 – 4 Espanha França 17
16/out/12 Espanha 1 – 1 França
22/mar/13 Espanha 1 – 1 Finlândia Finlândia 9
26/mar/13 França 0 – 1 Espanha
06/set/13 Finlândia 0 – 2 Espanha Geórgia 5
11/out/13 Espanha 2 – 1 Bielorrússia
15/out/13 Espanha 2 – 0 Geórgia Bielorrússia 4

A atual campeã do Mundo realizou uma fase de qualificação muito discreta. No grupo mais reduzido, com apenas 5 equipas, a roja somou seis vitórias e dois empates (ambos em casa, contra franceses e finlandeses) e relegou a França para o Play-off.
Embora tenham registrado a defesa menos batida do Velho Continente (3 golos sofridos), os bicampeões europeus estiveram muito aquém a nível ofensivo, com apenas 14 golos marcados em 8 jogos.
Destaque para Pedro Rodriguez e Alvaro Negredo que apontaram 4 e 3 golos, respetivamente, na fase de qualificação.

Odd de valor

Espanha 4

Como a Espanha é considerada uma das seleções favoritas para vencer o Campeonato do Mundo, as odds das primeiras fases são bastante baixas. Assim sendo, o mercado que escolhemos como sendo a melhor aposta para a la Roja é o Para chegar à semi-final:
Boas apostas!