A participar pela quarta vez num Campeonato do Mundo, a Argélia tentará passar a fase de grupos pela primeira vez. Em 1982, estreou-se da melhor forma ao derrotar a Alemanha Ocidental (2-1). Porém, tropeçou por 2-0 frente à Áustria e acabou por perder a vaga de apuramento para os próprios austríacos (saldo de golos), mesmo tendo vencido o Chile por 3-2.

No México 1986, a participação não foi tão boa e apenas conquistaram 1 ponto, num grupo com Brasil, Espanha e Irlanda do Norte. Em 2010, as coisas não foram muito melhores e a Argélia conquistou apenas 1 ponto. Num grupo com Inglaterra, Estados Unidos e Eslovênia saíram do torneio sem marcar nenhum golo.

Argélia 2013

Vahid Halihodzic, treinador de 61 anos, chamou um misto de jogadores que jogam nos campeonatos africanos, francês, espanhol e português. Dos quais se destacam os defesas Faouzi Ghoualm e Madjid Bougherra, os medios Medhi Lacen e Saphir Taider e os avançados Sofiane Feghouli e Hilal Soudani. Também os jogadores que já atuaram/atuam em Portugal – Rafik Halliche, Hassan Yebda, Nabil Ghilas e Islam Slimani, constituem a espinha-dorsal da seleção argelina e a tornam bastante forte.

A seleção do norte de África ocupa a 25ª posição no Ranking FIFA, terceira da confederação africana atrás da Costa do Marfim e Egipto.

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Fase Grupos (1982, 1986, 2010)

Melhor Resultado CAN – Vencedor (1990)
Melhor Marcador – Abdelhafid Tasfaout (35 golos – 1992 a 2002)
Mais Internacionalizações – Lakhdar Belloumi (101 internacionalizações – 1978 a 1989)
Estrelas do Passado – Rabah Madjer, Lakhdar Belloumi, Abdelhakim Serrar, Djamel Zidane, Rachid Mekhloufi, Mustapha Zitouni e Ali Fergani
Selecionador – Vahid Halihodzic
Capitão – Madjid Bougherra

 Convocatória

O selecionador Vahid Halihodzic apresentou os 30 pré-convocados para representar a Argélia no Mundial 2014:

Guarda-Redes  Mohamed Zemmamouche (USM
Rais M’bolhi (CSKA Sofia)
Cedric Si Mohamed (CS Constantine)Alger)
Defesas Essaid Belkalem (Watford)
Madjid Bougherra (Lekhwya Club)
Liassine Cadamuro (Mallorca)
Faouzi Ghoualm (Napoli)
Rafik Halliche (Académica Coimbra)
Aissa Mandi (Stade Reims)
Carl Medjani (Valenciennes)
Djamel Mesbah (Livorno)
Mehdi Mostefa (AC Ajaccio)
Médios Nabil Bentaleb (Tottenham)
Yasine Brahimi (Granada)
Medhi Lacen (Getafe)
Saphir Taider (Inter Milão)
Hassan Yebda (Udinese)
Avançados Abdelmoumene Djabou (Club Africain)
Sofiane Feghouli (Valência)
Nabil Ghilas (FC Porto)
Riyad Mahrez (Leicester)
Islam Slimani (Sporting CP)
Hilal Soudani (Dinamo Zagreb)

Equipa-tipo

Argelia1

Jogadores como Medhi Lacen, Hilal Soudani, Rafik Halliche, Hassan Yebda ou Nabil Ghilas são potenciais titulares da seleção argelina.

Jogador Chave

Sofiane Feghouli – 24 anos – Valência FC

Argelia2 FeghouliJogador franco-argelino, de 24 anos, chegou a representar as seleções jovens de França (Sub 18 e Sub 21), mas a falta de espaço na equipa A fez com que o jogador aceitasse o convite da federação argelina para representar o seu país.  Pode jogar a médio direito ou médio ofensivo, sendo mais conhecido pelo jogo que cria para os seus companheiros do que pelos golos que marca. Na La Liga fez 10 assistências para golo e marcou em 4 ocasiões. Na Liga Europa, marcou 3 golos e ajudou o Valência a atingir as meias-finais da prova.
A sua visão de jogo e a capacidade de passe fazem de Feghouli um jogador muito apreciado em Espanha, tendo uma grande apetência para marcar golos espetaculares.  Representou a Argélia 17 vezes e marcou 5 golos. No Mundial 2014, espera-se que seja o ‘maestro’ da seleção argelina e leve a equipa a alcançar um bom resultado na prova.

 Jogos da Primeira Fase

DATA LOCAL JOGO
17-06-2014 Estádio Mineirão   Bélgica X   Argélia
22-06-2014 Estádio Beira-Rio   Coreia do Sul X   Argélia
26-06-2014 Arena da Baixada   Argélia X   Rússia

Três jogos, três grandes desafios para a seleção argelina mostrar que tem evoluído técnica e taticamente. Nas participações anteriores, demonstrou a ingenuidade e falta de rigor tático habitual nas formações africanas. A evolução do futebol e a experiência dos seus jogadores nos melhores campeonatos europeus pode ajudar as raposas do deserto a conseguirem a melhor prestação possível.
Terá que basear o seu jogo numa defesa sólida, com poucos erros, e rápidas transições ofensivas. Os seus melhores estão na frente de ataque e terão que aproveitar todas as oportunidades criadas. Frente a Bélgica e Rússia, equipas claramente superiores, prevê-se que os argelinos apresentem uma equipa ultradefensiva para tentar evitar o golo adversário. Contra-atacando sempre que possível. O Coreia do Sul – Argélia será um jogo bastante aberto pois as duas equipas não têm nada a perder nas contas do grupo e tentarão vencer os seus adversários diretos.

Qualificação para o Mundial

2ª Fase – Grupo H

DATA JOGO CLASSIF.
02-jun-12 Argélia 4 – 0 Ruanda Argélia 15
10-jun-12 Mali 2 – 1 Argélia Mali 8
26-mar-13 Argélia 3 – 1 Benim
09-jun-13 Benim 1 – 3 Argélia Benim 8
16-jun-13 Ruanda 0 – 1 Argélia
10-set-13 Argélia 1 – 0 Mali Ruanda 2

Após uma prestação positiva na África do Sul 2010 e uma fraca CAN 2013, a Argélia mostrou um futebol convincente na fase de qualificação. A seleção venceu cinco dos seis jogos e conquistou o primeiro lugar num grupo que poderia ter sido complicado, com Mali, Benim e Ruanda.
Com o melhor ataque do grupo, com 13 golos, e a defesa menos batida, com 4, a Argélia apurou-se o play-off de todas as decisões. O jogador do Sporting CP, Islam Slimani, foi o melhor marcador desta fase com 5 golos, seguidos de Hilal Soudani e Sofiane Feghouli (3 golos).

3ª Fase

DATA JOGO
12-out-13 Burquina Faso 3 – 2 Argélia
19-nov-13 Argélia 1 – 0 Burquina Faso

Quis o que os argelinos jogassem o play-off frente ao Burquina Faso, uma das seleções-sensação do continente africano, que surpreendeu ao ficar em segundo lugar na CAN 2013. Foram dois jogos muito emocionantes e a Argélia só venceu a eliminatória através do critério dos golos fora de casa. No primeiro jogo, o Burquina Faso fez uma excelente exibição e conseguiu a vantagem de um golo muito próximo do fim do jogo. Na Argélia, o herói da partida foi o defesa-central Madjid Bougherra que marcou o golo que carimbou a presença no Campeonato do Mundo Brasil 2014.

Odd de valor

Embora a Argélia tenha poucas possibilidades de garantir a passagem aos oitavos-de-final, o odd está muito interessante para realizar uma aposta com uma stake reduzida.

 argelia3

 

Boas apostas!