A Campeã Mundial em título está fora do Mundial. Neste início de tarde de quarta-feira, o futebol virou as expetativas do avesso. A Alemanha atacou mais, com mais gente, mas de forma previsível e repetitiva. A Coreia manteve-se na luta e foi recompensada nos descontos. Os sinais de preocupação estavam lá mas poucos acreditariam neste cenário. No outro jogo do grupo, a Suécia marca três golos sem resposta e acaba por vencer o Grupo F, batendo o México e com uma diferença de golos positiva.

Na última jornada ainda ninguém está fora de contenda no Grupo F. Até a Coreia, sem pontos, ainda tinha hipóteses. Suecos e alemães estavão igualados em pontos (três) mas a equipa de Low tinha vantagem no confronto direto. Bastava-lhe fazer melhor que os nórdicos. Para os mexicanos, já com seis pontos, um empate chegaria para segurar o primeiro lugar.

Novidades no onze alemão

Joachim Low fez várias alterações no onze inicial. A mudança na defesa é ditada pela indisponibilidade de Jerôme Boateng, que está na bancada devido à expulsão no encontro anterior. Regressa Mats Hummels, recuperado do traumatismo no pescoço, e ao seu lado alinha Niklas Sule, não Antonio Rudiger, que tinha sido utilizado na jornada anterior. Sami Khedira e Mesut Ozil também voltam à titularidade e por fim Leon Goretzka tem a sua oportunidade.

A Coreia também faz quatro alterações no onze. Entram Yun, Hong, Jung e Koo. O homem do Tottenham, Son, está a ser utilizado como ponta-de-lança.

Alemanha teve domínio da bola e do terreno de jogo. Atacou com muitos elementos mas sem grande movimentação. A abordagem estática do ataque germânico facilitou o trabalho à organizada seleção coreana. Muito competente no momento defensivo, a Coreia já conseguiu aparecer com perigo na área alemã. Na primeira parte as melhores oportunidades de golos foram coreanas.

Com uma vitória por 3-0 os Suecos eliminam a Alemanha e ganham o grupo.

Com uma vitória por 3-0 os Suecos eliminam a Alemanha e ganham o grupo.

Segunda parte muda tudo

Osorio e Andersson mantiveram ambos os onzes da jornada intermédia. Os primeiros quarenta e cinco minutos decorreram a um ritmo elevado, com muita disputa de bola e jogados de uma área à outra. O México teve mais bola e esteve mais vezes na área adversária mas os melhores lances de perigo foram suecos.

Tudo muda no segundo tempo. Aos cinquenta, Viktor Claesson falha o remate mas a bola pinga para Ludwig Augustinsson que bate Guillermo Ochoa. Com este resultado, a campeã do mundo está fora do Mundial. Aos sessenta o árbitro penaliza a formação americana com um suposto penálti de Héctor Moreno sobre Marcus Berg. Andreas Granqvist converte e alarga a vantagem da Suécia no jogo. Mas o susto do México ainda não tinha acabado. À entrada para o último quarto de hora, Edson Álvarez marca o terceiro para os suecos, na própria baliza.

Coreia aproveita desespero alemão

A Campeão do Mundo termina no quarto lugar do Grupo F.

A Campeão do Mundo termina no quarto lugar do Grupo F.

As notícias de Ekaterinburgo vão chegando a Kazan. No estado em que as coisas estão, os alemães regressam a casa já hoje. A Alemanha passa grande parte do tempo no meio-campo defensivo da Coreia mas é uma ofensiva sem dentes e parca de criatividade. Sempre que podem, os coreanos lembram que podem ser eles os primeiros a marcar na partida.

Low retira Khedira para meter Mario Gomez, sem efeito. Segunda substituição: sai Goretzka para entrar Muller. Não muda nada de substancial. É então que abdica de um defesa, Jonas Hector, para usar Julian Brandt. É o desespero a falar. O problema da Alemanha nunca foi estar a atacar com pouca gente. Estava era a repetir as mesmas ações, esperando um desfecho diferente. Acho que corresponde à definição de insanidade.

Já para lá dos noventa, o central Kim Young-Gwon marca e num primeiro momento o árbitro anula o golo por fora-de-jogo. Indicação do VAR e o lance é revisto. Não há posição irregular e o último a tocar na bola é Kroos, portanto nem se aplicava. Choque e horror que três minutos depois sai reforçado. Manuel Neuer, a jogar perto da área adversária, perde a bola, que é lançada em profundidade para Son, que isolado faz o dois a zero perante uma baliza aberta.

Adeptos no mundo todo assistem estupefactos à classificação final do Grupo F. A Suécia passa em primeiro, com os mesmos seis pontos que o México, mas com uma diferença de golos de três positivos. No terceiro lugar fica a Coreia, com vantagem nos confrontos diretos com a Alemanha, que termina na última posição.

Boas Apostas!