Com o desfecho da 3ª jornada do campeonato espanhol, surgem alguns resultados inesperados como a surpreendente derrota do Barcelona em Camp Nou, a primeira goleada da temporada do Atlético Madrid, e a 3ª derrota consecutiva do Valencia.

Real Sociedad e Espanyol empatam, Las Palmas perde liderança

A Real Sociedad e o Espanyol abriram a 3ª jornada do campeonato espanhol com um empata a uma bola. Um jogo pouco animado e com poucas ocasiões de golo, com La Real a procurar manter a posse de bola o mais tempo possível, detendo um total de 65% de posse e a ser quem criou mais perigo durante a partida, com apenas 3 remates a acertarem no alvo. O Espanyol limitava-se a roubar o esférico e a criar contra-ataques, sendo quem chegou primeiro ao golo, através de Piatti, aos 62 minutos, com a Real Sociedad a empatar aos 78′ através de Willian José.

Carlos Fernández destrona Las Palmas do 1º lugar e garante a vitória do Sevilla.

Carlos Fernández destrona Las Palmas do 1º lugar e garante a vitória do Sevilla.

Já o Las Palmas perdeu os primeiros pontos da época em terreno do Sevilla num jogo com alguma intensidade e algumas ocasiões de golo. O Las Palmas encontrava-se no 1º lugar da tabela de classificação geral, graças ao elevado número de golos marcados com que contava (10), contudo, escorregou no Ramón Sánchez Pizjuán num embate onde ainda esteve na liderança da partida, chegando ao golo através de Pedro Tana, aos 16 minutos. A sua táctica era simples e pouco arriscada, dependendo da solidez defensiva para tirar a bola ao oponente e partir em ataques rápidos.

O Sevilla teve 65% da posse de bola, controlando sempre a partida, mas sem criar grandes situações de alarme. Contudo, o rumo do jogo mudou aos 88 minutos quando Bigas, defesa do Las Palmas, viu o 2º cartão amarelo e foi expulso da partida, situação que resultou em grande penalidade, convertida por Sarabia, que igualou a partida. Quando tudo apontava para o empate, Carlos Fernández deu os 3 pontos ao Sevilla com um golo aos 90+4 minutos de jogo.

Real Madrid e Sporting Gijón vencem em casa

Real lidera o campeonato espanhol com 2 pontos de segurança.

Real lidera o campeonato espanhol com 2 pontos de segurança.

O Real Madrid goleou tranquilamente o Osasuna e conseguiu mais uma vitória no campeonato, em véspera do arranque da Liga dos Campeões, e encontra-se agora em 1º lugar com 9 pontos. Cristiano Ronaldo voltou ao campeonato espanhol bem ao seu estilo, abrindo o marcador aos 6 minutos com uma assistência de Gareth Bale. O jogo continuou e seguiram-se os defesas a mostrar dotes de finalização. Primeiro foi Danilo, seguindo-se Sergio Ramos e Pepe, ambos no seguimento de bolas paradas a elevarem-se mais alto que os restantes, com o golo de Sergio Ramos a acontecer poucos instantes antes do intervalo.

Luka Modric fechou o marcador para o Real Madrid aos 62 minutos ao fazer o 5-0, com Oriol Riera e David García a marcarem os dois golos para o Osasuna.  A partida estava mais que controlada e Zidane decidiu dar descanso a Bale, Modric e Cristiano Ronaldo, substituindo-os aos 63, 66 e 74 minutos de jogo. Com 61% de posse de bola e 11 remates no alvo, contra 39% de posse e apenas 3 disparos à baliza de Kiko Casilla, que ainda defendeu uma grande penalidade, os Merengues foram, de longe, superiores.

Barcelona, Granada e Deportivo perdem em casa

O Barcelona foi derrotado pelo recém-promovido Alavés, que triunfou numa partida onde Luis Enrique deixou no banco de suplentes Leo Messi, Suárez e Iniesta. Ainda que derrotado por 1-2 no seu próprio reduto, ficou clara a superioridade da equipa da Catalunha na partida, detendo 74% da posse de bola. Contudo, as estatísticas não vencem jogos e isso ficou bastante explícito na partida, com os Culés a fazerem muitos passes entre si como é habitual, mas com a defesa do Alavés a proteger-se sempre muito bem, já que o Barça acertou no alvo apenas 2 vezes. O Alavés, com apenas 26% de posse de bola acertou na baliza Blaugrana 4 vezes, marcando dois golos.

Barcelona decepciona ao perder em casa contra recém-promovido Alavés.

Barcelona decepciona ao perder em casa contra recém-promovido Alavés.

Os visitantes chegaram primeiro ao golo através de Deyverson, 39 minutos de jogo, com Jérémy Mathieu a empatar a partida ao 1º minuto da 2ª parte. Quando todos esperavam uma reviravolta da equipa da casa, Ibai Gómez voltou a dar a vantagem ao Alavés. Messi, Suárez e Iniesta entraram em campo na altura do 2º golo, e apesar de terem melhorado um pouco o jogo da equipa, não foram capazes de evitar o desaire.

O Granada também perdeu por 1-2 na recepção ao Eibar, um jogo onde apesar do Eibar ter visto o seu guarda-redes ser expulso aos 31 minutos de jogo não os impediu de vencerem a partida. Chegando ao golo através de Pedro León, aos 43 minutos, os visitantes compensavam a inferioridade numérica ao privilegiarem o sector defensivo, atacando sempre de contra-ataque. O Granada empatou o jogo aos 76′ através de Kravets, e pouco antes do final da partida, Enrich garantiu os 3 pontos para os visitantes.

O Deportivo, apesar da superioridade estatística, também não conseguiu evitar a derrota às mãos do Athletic Bilbao. Com 60% de posse de bola e 3 remates no alvo, foi o Athletic Bilbao o mais eficaz, acertando apenas 2 vezes na baliza adversária, com um dos remates a dar golo. Foi dos pés do capitão Iker Muniain que saiu a assistência para a finalização de Raúl García, que apontou o único tento da partida aos 41 minutos de jogo. Ambas equipas tentavam controlar o jogo, sempre sem sucesso, com ambas a apostarem nos passes longos e cruzamentos para dentro da área.

Valencia volta a perder, Atlético goleia

Para enorme desagrado dos adeptos, parece não haver forma da equipa de Pako Ayestarán atinar no campeonato. Ao fim de 3 jornadas, o Valencia soma 3 derrotas. Desta vez foi o Real Betis a destroçar os adeptos do Valencia, chegando primeiro ao golo aos 38 minutos através de Rubén Castro, com Joaquín a aumentar para 2-0 aos 54′. A partida ficou ainda marcada pela expulsão de Enzo Pérez logo aos 51 minutos, sendo de louvar o espírito de sacrifício do Valencia, que ainda igualou o marcador, primeiro por Rodrigo Moreno, aos 75 minutos, seguindo-se Garay, aos 78′. Com o resultado praticamente fechado, Rubén Castro bisa na partida e garante os 3 pontos para o Betis, aos 90+2 minutos de jogo.

Griezmann bisa na partida e Atlético Madrid goleia fora de portas.

Griezmann bisa na partida e Atlético Madrid goleia fora de portas.

Já o Atlético de Madrid festejou este sábado a primeira vitória do campeonato, depois de somar dois empates a abrir a liga espanhola. Depois de uma 1ª parte sem golos na Galiza, foi na 2ª metade do jogo que os Indios construíram o resultado, com Koke a abrir o marcador aos 53 minutos, momento que marcou o começo do completo domínio do Atlético de Madrid na partida. Griezmann também fez das suas, bisando no embate com golos aos 73 e 81 minutos, e com Ángel Correa a fechar as contas aos 89 minutos.

La Liga 2016/17 – 3ª jornada

Real Sociedad 1-1 Espanyol
Celta de Vigo 0-4 Atlético Madrid
Real Madrid 5-2 Osasuna
Málaga 0-2 Villarreal
Sevilla 2-1 Las Palmas
Barcelona 1-2 Alavés
Sporting Gijón 2-1 Leganés
Valencia 2-3 Real Betis
Granada 1-2 Eibar
Deportivo 0-1 Athletic Bilbao

Boas Apostas!