O avançado brasileiro, actualmente sem clube, alcançou um feito histórico ao apontar 7 golos num jogo. Corria o ano de 2007 quando o Heerenveen goleou o Heracles, por 9-0.

Carreira

Afonso Alves nasceu em Belo Horizonte, em Janeiro de 1981. Foi no Atlético Mineiro que o brasileiro apareceu no futebol. Corria o ano de 2001 quando, o jovem de 20 anos, pisou pela primeira vez o relvado do Mineirão.

Ao serviço do emblema brasileiro só actuou 6 partidas, apontando um único golo. A falta de experiência não impossibilitou que Afonso Alves desse o salto para a Europa. O avançado trocou o calor e o futebol quente do Brasil pelo frio e o gelo da Suécia. O clube escolhido foi o Orgryte, da primeira divisão sueca, Allsvenskan.

Em dois anos no clube, Afonso Alves somou 28 golos em 39 partidas. A veia goleadora valeu-lhe uma transferência, em 2003, para o Malmö, um dos clubes com mais história na Suécia. A contratação surtiu efeito logo na primeira temporada. O Malmö conquistou o título e Afonso Alves começou a ser visto como sinónimo de golos. Em 55 jogos realizados pelo clube, distribuídos pelas três temporadas, Afonso Alves apontou 29 golos.

Goleador

Afonso Alves no Heerenveen

Foi no Heerenveen, na Holanda, que Afonso Alves viveu os seus melhores tempos, chegando a marcar 7 golos num jogo

Falar de Afonso Alves é falar de golos. O goleador brasileiro apresentou os melhores registos ao actuar na Holanda, mais concretamente no Heerenveen.

Em 2006, os holandeses não hesitaram em pagar cerca de 4,5 milhões de euros pelo seu passe. Foi no país das tulipas que o brasileiro despontou verdadeiramente para o futebol.

Na primeira época, em 34 jogos, o avançado balançou as redes em 31 ocasiões. Um registo perfeito que lhe valeu o título de Melhor Marcador do campeonato, tornando-se o terceiro brasileiro a conquistar o prémio na Eredivisie, depois de Romário e Ronaldo.

Os 34 golos colocaram o Heerenveen no 5º lugar na liga e valeram a Afonso a presença na Copa América 2007. O avançado fez parte da selecção brasileira que venceu a competição frente aos rivais da Argentina, por 3-0. Das oito internacionalizações que Afonso Alves conquistou, apenas em uma ocasião fez o gosto ao pé. Amigável frente ao México onde apenas precisou de três minutos em campo para marcar. Entrou aos 82 para o lugar de Robinho e fechou as contas finais nos 3-1, aos 85 minutos. Vitória para o Brasil.

Na época seguinte, em 2007/2008, os 34 golos transformaram-se em 11, devido aos oito jogos realizados até ao final do ano. No início de 2008, na abertura do mercado de Inverno, Afonso Alves pretendeu experimentar o campeonato inglês a troco de quase 20 milhões de euros. O Middlesbrough abriu os cordões à bolsa por um dos avançados com maior cotação na altura.

A experiência não foi positiva, em uma época e meia, o brasileiro só visou as balizas inglesas por 10 vezes, em 42 partidas.

Afonso Alves na Selecção do Brasil

Ser goleador no Heerenveen, levou-o à canarinha, onde efectuou 8 jogos

Seguiram-se experiências no Médio Oriente, mais concretamente no Qatar. Afonso Alves começou pelo Al Saad, onde realizou 15 jogos e somou 3 golos ao seu currículo. O fraco rendimento fez com que o brasileiro fosse emprestado ao Al Rayyan, na época 2009/2010, apresentando-se novamente a um grande nível. 17 jogos, 18 golos e a conquista da Taça do Qatar. O seu novo clube pretendeu investir num contrato em definitivo, assinando com o avançado. Em duas épocas, Afonso realizou 32 jogos e marcou 25 golos. Em 2012, a sua última temporada no Al-Rayyan, conquistou o Qatar Crown Prince Cup. Um dos troféus mais prestigiados do país.

2012/2013, ficou marcado pela última experiência futebolística de Afonso Alves. O Al-Gharafa, do Qatar, foi o clube escolhido, com o avançado a encontrar os compatriotas Diego Tardelli e Alex. Ao serviço do emblema árabe só realizou quatros jogos, sem que tivesse apontado qualquer golo.

Actualmente com 34 anos, Afonso Alves encontra-se sem clube, desconhecendo-se se o futebolista pretende voltar às competições ou colocar um ponto final na sua carreira.

Um currículo que ficou marcado pelo dia 7 de Outubro de 2007. O Abe Lenstra, casa do Heerenveen, recebeu o Heracles, impondo uma goleada histórica por 9-0. Mais do que o resultado expressivo, fica para a história o dia em que um jogador apontou 7 golos num só jogo. Não foi Cruyff, nem Van Basten, Gullit, Romário, Ronaldo e muito menos Messi. Foi Afonso Alves, o goleador de serviço.

Boas Apostas!