O inesperado aconteceu, com o título da Liga NOS a ficar praticamente nas mãos do FC Porto depois desta jornada. A equipa portista sofreu, mas garantiu os três pontos na deslocação ao terreno do Marítimo. O Benfica, de forma surpreendente, perdeu em casa com o Tondela e foi alcançado pelo Sporting. No fundo da tabela, a conversa também segue intensa, com Aves e Feirense a conseguirem importantes vitórias para escapar à descida.

A história deste fim-de-semana, no cimo da tabela, começou a escrever-se no Estádio da Luz, onde uma boa entrada do Benfica parecia garantir que tudo decorreria como era esperado. Pizzi marcou à passagem do minuto 12, dando vantagem aos encarnados, mas a lesão de André Almeida, que se veio juntar às ausências de Jardel e Fejsa no onze titular, abriu fissuras na organização defensiva da equipa. Miguel Cardoso aproveitou para bisar antes do intervalo e colocou o Tondela na dianteira. O jogo manteve-se sempre equilibrado, com o Benfica a mostrar-se incapaz de marcar, perante uma equipa beirã que aumentaria a contagem com golo de Tomané. Quando Salvio diminuiu a desvantagem, já pouco havia a fazer.

Marega marca na MadeiraNa Madeira, o FC Porto não encontrou um mar de rosas, bem pelo contrário. Para uma equipa que gosta de impor o seu jogo de forma arrasadora, a estrutura do Marítimo funciona quase como uma antítese para os seus propósitos. Os madeirenses defenderam bem, fechando caminhos para a baliza e impedindo a utilização da profundidade, enquanto o FC Porto ia tentando, cada vez mais em cima da área, quebrar-lhes a resistência. O Marítimo ficou reduzido a dez jogadores ainda antes do intervalo, por expulsão de Amir, mas só em cima dos 90 Marega chegou ao golo, saltando mais alto que toda a defensiva.

O FC Porto está, assim, mais perto do título, abrindo-se a corrida pelas restantes posições. O Sporting venceu em Portimão com dois golos de Bruno Fernandes e pode aproximar-se do segundo lugar final vencendo o Benfica em Alvalade, enquanto o Braga, que bateu o Belenenses com golo de Paulinho, também ainda acredita que pode acabar no pódio.

Escapando ao destino

O Feirense e o Aves ficaram mais perto de se salvar da descida, vencendo os duelos com equipas que estão nas mesmas condições. Em Setúbal, o Vitória não aproveitou o fator casa e foi derrotado com dois jogos de João Silva, enquanto na Vila das Aves, num jogo muito disputado, o Estoril entrou melhor, mas voltou a não conseguir pontuar, acabando o Desportivo por vencer com golo de Nildo Petrolina.

O Paços de Ferreira, que perdeu na deslocação ao Bessa, é agora a equipa que acompanha os canarinhos num dos dois lugares menos desejados da tabela, com a questão do Estoril a poder ficar resolvida, no pior cenário, já na próxima jornada.

Entretanto, na luta pela Europa, o Rio Ave venceu o Desportivo de Chaves e ganhou vantagem para assegurar o quinto lugar. Num jogo marcado pela polémica, os vilancondenses marcaram dois golos de penálti, por Pelé, com Matheus Pereira a ser o autor do tento dos flavienses.

Boas apostas!