A Liga Espanhola vai acabar de calculadora na mão com, nada menos, três equipas na luta pelo título. O Atlético de Madrid complicou a sua vida ao perder no terreno do Levante, depois do Barcelona ter empatado com o Getafe. No entanto, com o Real Madrid a também não ir além do empate frente ao Valência, os colchoneros continuam a depender apenas de si próprios para alcançar o título.
São assim as contas da Liga Espanhola.
Atlético de Madrid (88 pontos, 36 jogos)
Os colchoneros regressam a casa já este fim-de-semana para receber o Málaga. Uma vitória é essencial para que a equipa de Diego Simeone fique com o controlo da situação do seu lado. O técnico argentino já disse que prefere estar nesta situação, que gosta da pressão para conseguir resultados, tendo a perfeita noção de que é este tipo de situações que fará com que a equipa cresça em termos competitivos.
Barcelona (85 pontos, 36 jogos)
A equipa culé não esperaria ter ainda ambição de chegar ao título. No entanto, os resultados deste fim-de-semana deixam tudo em aberto. Como se comportará o plantel de Gerardo Martino perante esta situação? Para começar, terá que bater o Elche, fora de casa, para manter as suas esperanças. Sabendo que precisa que o Real Madrid terá que perder pontos, o Barcelona tentará vencer os seus dois encontros para aproveitar essa possibilidade. A equipa catalã tem parecido algo partida nos seus últimos jogos, mas com uma “final” na última jornada, que poderá, no mínimo, restituir-lhe a honra, é crível que joguem as suas derradeiras forças nestes dois jogos.
Real Madrid (83 pontos, 35 jogos)
Com mais um encontro por disputar que os seus adversários, os merengues têm que ganhar os seus três jogos e esperar que o Atlético de Madrid perca um deles. O conjunto orientado por Carlo Ancelotti joga duas vezes fora de casa, primeiro em Valladolid, depois em Vigo, frente ao Celta, para fechar a temporada em casa, recebendo o Espanyol. Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão acreditam que poderão alcançar esse feito, mas para tal é muito provável que precisem da colaboração do Barcelona. Sabor amargo terá para os catalães, seguramente, oferecer em bandeja de ouro o título aos seus maiores rivais.
Enquanto isso, no fundo da tabela…
As contas estão também bastante complicadas, com oito equipas ainda em perigo de cair num dos dois lugares que faltam preencher com destino à Liga Adelante. Duas equipas estão próximas de conseguir o descanso, o Espanyol e o Málaga, que poderão não precisar de somar mais pontos para se manterem na divisão maior do futebol espanhol – é mesmo apenas uma questão matemática. O Elche, com 39 pontos, também está relativamente sossegado, ainda que tenha que defrontar o Barcelona e o Sevilla.
Em situação mais periclitante, o Granada, com 38 pontos, pode dar-se por satisfeito por ter somado um ponto frente ao Real Sociedad, na noite de ontem, que poderá ser precioso para as contas finais. Nas duas últimas jornadas, enfrenta outras equipas aflitas, o Almeria e o Valladolid.
Com a corda no pescoço estão Almeria e Getafe, ambos com 36 pontos. Os primeiros defrontam o Granada e o Athletic, enquanto o Getafe terá que fazer contas com Sevilla e Rayo Vallecano. A começar por baixo estão as duas equipas que contam com apenas 35 pontos. O Osasuna defronta o Espanyol e o Bétis, enquanto o Valladolid terá três encontros, primeiro com o Real Madrid, depois com Bétis e Granada. Muitas contas a fazer, com o Bétis a ser a única equipa a estar já fora desta conversa, visto ter, há muito, confirmado a descida de divisão.
Boas Apostas!