Liga Espanhola – À penúltima jornada, o Valência conseguiu, finalmente, ultrapassar a Real Sociedad, estando agora bem perto de poder regressar ao convívio dos melhores da Europa, na Liga dos Campeões. A equipa de San Sebastián, por seu lado, não conseguiu vencer um Real Madrid que não cedeu facilidades, mesmo não tendo já qualquer objetivo pelo qual lutar.

Um golo que pode valer milhões

O Valência esperaria uma partida mais sossegada na receção ao Granada, podendo definir cedo uma vitória que lhe era exigida para tentar aproveitar o que de mal pudesse acontecer ao Real Sociedad nesta jornada. A verdade é que, apesar do total domínio da situação frente a uma equipa que se via salva da descida, fosse qual fosse o seu resultado, o golo só surgiu à passagem da hora de jogo, marcado por Soldado. O Granada nunca conseguiu criar perigo junto da baliza defendida por Guaita, chegando a acreditar que poderia sair de Valência com um ponto mesmo sem atacar. Os deuses do futebol não lhe permitiram tal feito, com os valencianos a somarem três pontos num jogo onde foram os únicos a querer ganhar.

Soldado Valência

Soldado marcou golo milionário

Por sua parte, em San Sebastián, o Real Sociedad dava a sua pele para vencer o Real Madrid. No entanto, entrou mal no jogo, permitindo o golo de Higuain logo aos seis minutos. A diferença viria a ser aumentada por Callejón, no início da segunda parte, e só depois dos 60 minutos a Real Sociedad começou a reagir, primeiro com Xabi Prieto a marcar através de grande penalidade e Griezmann a voltar a empatar a partida. Faltavam pouco mais de doze minutos para terminar o encontro e volta a esperança ao conjunto basco. No entanto, um golo de Khedira logo de seguida, pareceu cortar de vez as esperanças para o conjunto da Real, ainda que Xabi Prieto, nos descontos, tenha voltado a empatar. Com estes resultados, a equipa basca terá que vencer na Corunha, na derradeira jornada, esperando que o Valência não o faça em Sevilha, para que ainda tenha a ilusão de atingir a Liga dos Campeões.

E o que mais há por decidir

Dorlan Pabon Betis

Pabóin em destaque com dois golos

No acesso à Liga Europa, o Real Bétis ainda terá que fazer mais um ponto na derradeira jornada para confirmar o seu lugar. Tendo batido o Saragoça por 4-0 com golos de Rúben Castro, Pabón, por duas vezes, e Jorge Molina, viu o Rayo Vallecano alcançar também os três pontos, em Getafe, mesmo no último minuto. A equipa do Rayo entrou a perder, com Rafa a marcar para a equipa da casa, mas com golos de Dominguéz e Diego Castro, na própria baliza, mantém ainda as esperanças de alcançar os béticos. O plano B passará pela exclusão do Málaga das competições. A equipa de Manuel Pellegrini venceu o Deportivo por 3-1 e garantiu uma posição entre os sete primeiros da Liga BBVA. Caso o TAS não decida a seu favor, então o oitavo classificado terá também lugar na Liga Europa. Na luta pela manutenção restam quatro equipas para três lugares de descida para a Liga Adelante. Com 35 pontos, o Deportivo perdeu em Málaga por 1-3 e receberá a Real Sociedad, num jogo onde lhe bastará vencer, mas perante um tão forte adversário, não parece tão fácil assim. O Celta de Vigo conseguiu aumentar as suas hipóteses ao conseguir uma excelente vitória em Valladolid, por 2-0. Na última jornada, receberá o Espanyol, equipa sem qualquer ambição mais nesta Liga. O Saragoça viu-se cair ainda mais fundo, depois de perder por 4-0 frente ao Bétis, tendo que defrontar o Atlético Madrid, em jogo que poderá marcar capítulo negro na história do clube. Finalmente, o Mallorca, que conseguiu ir empatar a zero frente ao Atlético de Madrid, mantendo-se vivo para essa última ronda, onde receberá o Valladolid. Boas apostas!