Premier League – Golos, muitos golos, a fazerem com que o campeonato inglês seja uma caixa de surpresas onde tudo pode acontecer. Este fim-de-semana, dois temas a competirem entre si para estar em destaque. Se o grande jogo foi disputado entre Manchester City e Arsenal, com os Citizens a conseguirem uma fabulosa vitória por 6 a 3, outra goleada acabou por ter um impacto inesperado na vida de uma equipa. O Tottenham perdeu por 0 a 5 com o Liverpool e André Villas-Boas já não é o técnico dos Spurs.

Esta foi uma decisão que não satisfez muita gente que analisa o futebol inglês. O técnico português não chegou a meio da segunda temporada, num momento em que, depois de ter entrado na Liga Europa depois de lutar pela Liga dos Campeões até ao fim do campeonato passado, Villas-Boas perdeu Gareth Bale e estava a reconstruir a sua equipa a partir do zero. Na Premier League, AVB deixa os Spurs na 7ª posição, para além de ter vencido o seu grupo na Liga Europa. A marcar negativamente a época, pesadas derrotas frente ao West Ham, Manchester City e Liverpool que levaram a um distanciamento entre o treinador e o dono do clube.

Andre villas boas

AVB diz adeus aos Spurs

Ainda assim, o lugar de treinador do Tottenham parece ser uma posição bem apetecível para o homem que se seguir. Para além de uma natural descompressão, natural após uma chicotada psicológica, a responsabilidade até ao fim da temporada será mínima. Tempo para reconstruir. Para além dos experientes Adebayor e Defoe, o novo técnico disporá de um excelente ponta-de-lança em Soldado e um bom projeto ofensivo no argentino Lamela. O meio campo está povoado de qualidade com Eriksen, Towsend, Holtby, Siggurdson ou Paulinho, sendo que, na baliza, Hugo Lloris poderá ser uma solução para muitos anos. Faltará um pequeno investimento na defesa, onde um central e um lateral polivalente poderão ajudar a conter os espaços oferecidos pela equipa de Villas-Boas nos últimos tempos.

Com inteligência e tempo, o mês de janeiro, já sob uma nova direção, poderá ser tempo de renascimento para os Spurs.

A subir!

O Manchester City não perde há sete jogos, nas diferentes competições, fechando esta semana com vitórias frente ao Bayern de Munique e o Arsenal, tendo marcado nove golos nos dois encontros! Um momento de excelência para a equipa de Manuel Pellegrini que vai encontrando a forma ideal de retirar aproveitamento de um plantel onde sobra talento ofensivo. A defesa será o seu ponto frágil – sofreu cinco golos nos dois jogos – mas enquanto conseguir disfarçar isso com o seu ataque demoníaco, os Citizens poderão realmente entrar na luta pelo título inglês.

A descer!

O chicote estalou a dobrar na Premier League, esta semana, com a outra vítima a ser Steve Clarke, do West Bromwich Albion. As razões são visíveis, com quatro derrotas e dois empates a marcarem a agenda recente da equipa, que se viu também aproximar dos lugares de descida. A Premier League parece, este ano, estar um pouco mais impaciente com os técnicos que não conseguem manter-se próximo dos seus objetivos, mas para o West Brom, o treinador talvez fosse o menor dos seus problemas. Algo a avaliar quando o novo técnico for anunciado.

Boas apostas!