A Jornada 26 da Liga BBVA oferece-nos um Real Madrid – Barcelona sem grande interesse para a disputa do título, mas que se prevê um jogo de grande intensidade, dado que o orgulho catalão foi posto em causa com a recente eliminação na Taça do Rei.
Uma semana de loucos
Para o Real Madrid esta é a semana mais importante da temporada. Muito cedo a equipa ficou fora da corrida na Liga BBVA, centrando noutras competições a sua atenção. Na Taça do Rei, eliminar o Barcelona, sobretudo com uma vitória por 3-1 em Camp Nou, teve um sabor bem especial. Na Liga dos Campeões, um empate caseiro com o United deixa tudo em aberto para a próxima terça-feira. O resultado prático será vermos o Real fazer descansar algumas das suas principais peças. Cristiano Ronaldo poderá começar no banco, tal como Xabi Alonso, Ozil, Di María e Higuaín, entrando na equipa titular Essien, Callejón, Kaká e Benzema.
No Barcelona, o encontro servirá para limpar a face, depois da pesada derrota caseira. Daí que Jordi Roura colocará em campo a sua melhor equipa, beneficiando até do facto de só ter compromisso europeu na semana seguinte. Lionel Messi será chamado a pegar na equipa, tentando fazer esquecer as más exibições frente a AC Milan e Real Madrid. Xavi, lesionado, não estará entre as opções, deixando espaço aberto para que Alexis Sanchez ou David Villa possam regressar ao onze titular. Uma equipa de ataque, com pensamento de campeão, será o que se espera ver este sábado, no Santiago Bernabéu.
Nos últimos quatro encontros disputados em Madrid, para a Liga, entre as duas equipas, o Real não conseguiu qualquer vitória. Se voltar a não vencer, igualará a pior série da sua história, completada em 1973/74. Um recorde negativo que José Mourinho não quererá atingir, para mais depois de estar há 24 partidas sem perder em casa (o último a consegui-lo foi o Barcelona, em dezembro de 2011). Perdido o caráter decisivo da partida, será sempre um grande jogo de futebol entre as duas melhores equipas espanholas, onde a intensa rivalidade é presença assegurada.
Na luta pela Liga dos Campeões
A Liga dos Campeões é tema forte nesta jornada da Liga BBVA, com outros dois grandes jogos a colocarem, frente a frente, os principais candidatos a assegurar um lugar na competição do próximo ano.
No sábado à noite, o dérbi de Valência, que pode até ter uma história mais favorável para Los Blancos, mas, claro está, o Levante nunca foi tão forte como agora. Depois de um fabuloso 6º lugar na temporada passada, os Levantinos continuam como uma forte equipa na Liga BBVA, com um lugar a meio da tabela, e a brilhar na Europa. Poder dificultar a vida do seu grande rival no acesso à Liga dos Campeões aparecer, agora, como uma espécie de bónus para a equipa treinada por Juan Ignacio Martínez.
A poucas horas do fecho dos serviços federativos, Obafemi Martins, desejado pelos Seatle Sounders, da MLS, continua a ser jogador do Levante e será peça essencial no ataque do Levante, se a cláusula de rescisão não for batida até lá. João Pereira, o português ao serviço do Valência, espera conseguir vencer o seu primeiro dérbi em Espanha, depois da grande experiência neste tipo de jogos em Portugal, por ter jogado no Benfica, SC Braga e Sporting.
No domingo, será a ver do Málaga tentar manter o 4º lugar na Liga BBVA, ao receber o Atlético de Madrid. O conjunto de Diego Simeone mantém-se no 2º lugar e, apesar da eliminação na Liga Europa, a qualificação para a final da Taça do Rei mantém a equipa em alta. Apesar da quantidade de jogos disputados desde o início do ano (nada mais do que 15 partidas em 53 dias), o Atlético chega a Málaga com missão de manter a vantagem frente a um adversário direto.
Do lado malaguenho, vive-se um momento de baixa de forma. Depois da derrota no Estádio do Dragão, uma viagem a Sevilha, para defrontar o Bétis, resultou numa pesada derrota por 0-3. O regresso a casa terá que significar uma mudança na atitude dos jogadores. Isco, a estrela da equipa, marcou quatro dos últimos seis golos do Málaga na Liga, mas apenas um deles foi marcado no seu estádio, na marcação de uma grande penalidade. Passará, certamente, por ele, a recuperação da alegria nas hostes do Málaga.
E ainda…
– Real Sociedad e Bétis estão em lugares europeus e enfrentam-se na noite de domingo. A equipa basca só perdeu um dos seus últimos 15 jogos, enquanto os sevilhanos perderam nas últimas três deslocações na Liga BBVA sem marcar qualquer golo. Ainda assim, na última semana, bateram o Málaga, outra das equipas do topo da tabela, por 3-0.
– Vai falar-se em português na abertura da jornada, esta noite. O Getafe recebe o Saragoça, onde Hélder Postiga leva já 10 golos marcados no campeonato. A última vez que o avançado português havia alcançado os dois dígitos numa época foi em 2006/07, com a camisola do FC Porto, e o seu recorde está cifrado em 13 golos (2002/03). Será esta a melhor época de sempre de Postiga?
Boas Apostas!