A sensação da 24ª jornada da Liga ZON Sagres teve lugar no Estádio Municipal de Braga, onde o Sporting alcançou uma emocionante vitória frente aos bracarenses. A três pontos do 5º lugar, os leões parecem de volta à vida, enquanto o SC Braga deixa fugir o Paços de Ferreira na luta pela pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Leão dura até ao fim

Em Braga não se viu o Sporting perdido e ansioso que tem feito cartaz na presente Liga ZON Sagres. A transfiguração pode atribuir-se à mudança de ambiente na estrutura do clube – o presidente Bruno de Carvalho até esteve sentado no banco – mas tem explicações mais claras com o que se viu dentro de campo. Para começar, André Martins oferece ao onze uma cabeça para pensar o jogo e um dinamismo na posição “dez” que tem faltado para fazer a ligação entre meio-campo e ataque. Não será de espantar que André Martins tenha sido responsável pela assistência para o primeiro golo de Ricky Van Wolfswinkel. E o holandês foi, sem dúvida, outra das mudanças no conjunto de Jesualdo Ferreira. Parece óbvio que a resolução do seu futuro terá funcionado como uma injeção de confiança para o ponta-de-lança. Para além disso, o Braga é já um cliente habitual para o holandês – o ano passado havia também marcado um hattrick frente aos minhotos -, tendo-lhe oferecido espaço para explorar o seu sentido de oportunidade.

Ricky Van Wolfswinkel Sporting

Hattrick de RVW e o Sporting na luta pela Europa

Os bracarenses não facilitaram, em nada, a vida aos leões. A perder, souberam sempre dar uma resposta à altura da sua responsabilidade, fazendo o empate a uma bola com um golaço de Elderson e empatando a dois por Carlão, que se antecipou a Ilori para cabecear para o golo. Na segunda parte, o Sporting refrescou a ala esquerda, chamando Bruma para o lugar de Labyad, enquanto o Braga chamava João Pedro para o lugar de Hélder Barbosa. Os minhotos acreditaram mais na vitória durante este período, embora o Sporting nunca tenha permitido ser totalmente dominado. Aos 70 minutos, Joãozinho viu o cartão vermelho e o Braga acreditou ainda mais na reviravolta. Mesmo que o Sporting não desse sinais de deixar o ataque, José Peseiro colocou em campo Ruben Micael, que ofereceu maior contundência aos arsenalistas, e, numa atitude já de desespero, Zé Luís. No entanto, foi o Sporting quem acabou por chegar ao golo, uma vez mais por Ricky Von Wolfswinkel. Uma vitória essencial para dar um novo sopro de vida ao conjunto de Alvalade, que sai de Braga confiante na recuperação de um lugar de acesso à Europa do futebol.

Porto e Benfica goleiam

Nada de novo na frente da Liga ZON Sagres, com FC Porto e Benfica a golearem os seus adversários, mostrando que não abdicam de lutar pelo título até ao final. A paragem das seleções fez bem aos dragões, que em Coimbra não deram hipótese à Académica. Mangala, Danilo e Castro foram os autores dos golos, oferecendo a Vítor Pereira esperanças de poder continuar a perseguir o Benfica. João Moutinho também esteve de volta, tal como James Rodríguez, ambos recuperados das mazelas que os afetavam há quinze dias.

Lima Benfica

Lima marcou por três vezes na vitória do Benfica

Para o Benfica, esta jornada fica marcada como um momento de exibição de força. O Rio Ave entrou na Luz com uma estrutura de três centrais, mas não foi capaz de parar a onda encarnada, que ao quarto de hora de jogo já vencia por 2-0, com golos de Melgarejo e Matic. Seguiu-se o show de Lima, autor de um hattrick que colocou os encarnados a vencer por 5-1, isto depois de Hassan ter também marcados para os vila-condenses. Wires e Edimar tinha já sido expulsos – tal como Melgarejo viria a ser – quando Enzo Pérez fechou o marcador em 6-1.

Mexidas na Europa e no fundo

O Marítimo voltou ao 5º lugar, depois de vencer o Vitória de Setúbal por 2-4. À beira do Sado, os protestos dos adeptos fizeram-se sentir, tendo em conta que a equipa da casa chegou a estar a perder por 0-4. No entanto, José Pedro ainda conseguiu reduzir e José Mota mantém-se como técnico de uma equipa que se vai mantendo acima da linha de água.

Mateus Nacional

Mateus leva o Nacional para perto da Liga Europa

Na corrida à Europa, o Nacional também venceu, com golos de Claudemir e Mateus, frente ao Vitória de Guimarães. 2-1 foi o resultado final de um encontro que coloca os madeirenses como outro dos candidatos ao lugar na Liga Europa. Amido Baldé marcou para os vimaranenses, mas com a final da Taça de Portugal no horizonte, será possível ver os minhotos perderem algum fôlego na Liga.

No fundo da tabela, destaque para a vitória do Olhanense em Aveiro, afundando o Beira-Mar no último lugar da Liga e levando a que o Gil Vicente – que perdeu em Paços de Ferreira – desça abaixo da linha de água. Os algarvios venceram com golo de Lucas, na primeira vitória de Manuel Cajuda à frente deste conjunto.