NBA – Cinco dos oito confrontos da primeira eliminatória do playoff necessitaram de um jogo 7 para se conhecer o vencedor, algo que há muito não se via na NBA. O equilíbrio foi nota dominante e só os Miami Heat conseguiram, frente aos Charlotte Bobcats, encontrar uma carreira limpa, eliminando o seu adversário em apenas quatro encontros. Agora, entramos num momento ainda mais equilibrado da prova, onde as oito equipas mais fortes se defrontam entre si para ficarmos a conhecer os quatro finalistas de Conferência.

Os dados estão lançados.

Conferência Este

John Wall Wizards

John Wall em evidência.

Indiana Pacers – Washington Wizards Os agora denominados como “Sex Pacers”, pelos problemas que fizeram tremer o balneário da equipa mais forte do Leste da NBA na temporada regular, defrontam uma das boas surpresas deste playoff. Os Washington Wizards libertaram-se na eliminatória frente aos Chicago Bulls, vencendo por 4-1, com um basquetebol de velocidade e com uma forte mentalidade ofensiva. Para o conjunto de Indiana, é necessário, mais do que nunca, encontrar um ponto de equilíbrio dentro do seu grupo, que lhe permita utilizar a experiência para não ser surpreendido. Se o conseguirão ou não, neste momento, não haverá muito quem arrisque.

Miami Heat – Brooklyn Nets Seria este o pior pesadelo de Erik Spoelstra? Os Miami Heat estão em modo campeão, com a sua equipa a não permitir veleidades aos Charlotte Bobcats, que não foram capazes de criar problemas a LeBron James e companhia. Os Nets venceram os Raptors por intermédio da sua experiência e da qualidade de um grupo de jogadores que já viveu tudo na NBA. Se há coisa que não vai acontecer é os Brooklyn Nets sentirem-se intimidados por enfrentar os Miami Heat. E, assim, as contas parecem igualar-se, obrigando a equipa da Florida a estar no seu melhor para conseguir ultrapassar um grupo de “velhos conhecidos”.

Conferência Oeste

San Antonio Spurs – Portland Trail Blazers Os Spurs de Gregg Popovich acabaram em grande estilo uma eliminatória que chegaram a sentir em perigo, frente a uns Dallas Mavericks muito combativos e fortemente apostados em dificultar a vida dos vencedores da temporada regular. Agora terão pela frente os Trail Blazers, uma das equipas mais perigosas ainda em prova, tendo em conta o potencial dos seus principais jogadores, Damian Lillard e LaMarcus Aldridge. Será uma prova de fogo para Tony Parker e Tim Duncan, que quase se encontram perante um par de jogadores que poderiam ser símiles rejuvenescidos dos heróis de San Antonio. Uma partida para que, do banco, venha uma clara declaração de superioridade da parte de Popovich. Caso contrário…

Oklahoma City Thunder – Los Angeles Clippers Os Oklahoma City são a equipa mais forte que mais gente espera ver cair neste playoff da NBA. Apesar de Kevin Durant, apesar de Russell Westbrook, parece faltar “cola” nos Thunder para se apresentarem ao nível dos restantes candidatos, ao mesmo tempo que as consequentes saídas de gente que completava o plantel a partir do banco acabou por diminuir a qualidade das opções de Scott Brooks. Por outro lado, nos Clippers, Doc Rivers tem educado no basquetebol as suas estrelas mais jovens, enquanto fortaleceu o balneário com um conjunto de veteranos que estão dispostos a tudo para conquistar um anel. Este é o grande encontro desta eliminatória, entre dois verdadeiros gigantes da NBA.

Boas Apostas!