De regresso às contas do futebol nacional, a 24ª jornada da Liga ZON Sagres não pode ignorar um SC Braga – Sporting, sobretudo para se analisar que efeito poderá ter um novo presidente na forma da equipa entrar em campo. Mesmo antes da tomada de posse, Bruno de Carvalho esteve em Alcochete para falar com treinadores e jogadores, sublinhando bem qual o primeiro objetivo do seu mandato: vencer em Braga.

Presidentes que jogam

O jornalista brasleiro Nélson Rodrigues escreveu um dia que certas grandes penalidades são tão importantes para os clubes que os Presidentes deviam descer das bancadas para serem eles a marcar. Não consta que Bruno de Carvalho se vá equipar em Braga, mas o seu posicionamento junto da equipa oferece sinais claros sobre uma nova realidade em Alvalade. O presidente passa agora a fazer parte da equipa, não mostrando qualquer problema em dar a cara junto dos jogadores. As notícias que apontam para a regularização dos salários também não são despiciendas. A partir de agora, os jogadores leoninos têm tudo para se concentrar, exclusivamente, naquela que é a sua missão.

Bruno de Carvalho Sporting

Bruno de Carvalho pediu a Europa ao plantel

Jogar em Braga não será, no entanto, o lugar mais fácil para começar a vencer. A juventude do plantel às ordens de Jesualdo Ferreira não permite que o conjunto seja à prova de alguma ansiedade, em determinados momentos de jogo. A importância da partida poderá, ainda assim, funcionar como um incentivo à concentração, algo que foi observado na partida frente ao FC Porto. Com alguma estabilização de posições dentro do onze – Ilori e Rojo compõem a dupla de centrais, Rinaudo e Dier são peças fundamentais no meio-campo, Ricky Van Wolfswinkel tem a cabeça limpa com o futuro garantido – Jesualdo poderá ambicionar a vencer a partida e a marcar, definitivamente, uma nova era para o Sporting.

Olhando para a tabela classificativa, o Sporting está, na prática, a cinco pontos de um lugar europeu. Neste momento, a 5ª posição é ocupada pelo Estoril Praia, mas tem havido muito equilíbrio e alguma instabilidade nas equipas que a ocupam. Marítimo, Vitória de Guimarães e Rio Ave também estarão nessa luta, onde ninguém parece conseguir alcançar mais do que duas vitórias consecutivas. Será essa a medida com que Jesualdo Ferreira tem que se confrontar neste momento. No que resta para terminar a Liga ZON Sagres, há que somar vitórias em série para atingir o objetivo definido. Braga será a primeira jornada do que falta para conquistar.

Que equipas depois da paragem?

João Moutinho FC Porto

Moutinho volta a ser opção

Quando, há duas semanas, Benfica e FC Porto disputaram a última jornada, a imagem que ficou foi de equipas em momentos muito diferentes da sua época. Se os encarnados mostravam confiança e capacidade para dominar em Guimarães, os azuis e brancos regressaram da Madeira cada vez mais desconfiados das suas possibilidades de conquistarem o título. Mas com grande parte dos seus jogadores a viajar com as seleções, esse balanço poderá ter-se alterado. É isso que iremos descobrir no sábado, com o FC Porto a entrar primeiro em campo, no Municipal de Coimbra.

A última vez que os Dragões ali jogaram, foram derrotados por 3-0 e eliminados da Taça de Portugal. Mas com James Rodríguez e João Moutinho de regresso à disponibilidade – ambos foram utilizados nos jogos das respetivas seleções – Vítor Pereira confiará nas possibilidades do seu conjunto alcançar um resultado positivo. Isso será tão mais importante, dado o fato de o Benfica receber o Rio Ave no Estádio da Luz, onde, apesar de alcançar melhores resultados fora de casa, os vila-condenses terão poucas oportunidades de somar pontos.

Entrando em campo já a saber o resultado do Académica – Porto, Jorge Jesus poderá gerir melhor a utilização de alguns jogadores que vêm de lesões ou que se lesionaram com as seleções. Cardozo será dúvida no ataque, enquanto na defesa, Maxi Pereira e Melgarejo não estarão certos, tal como Luisão, que ainda recupera da lesão que o afastou das últimas partidas.

E ainda…

Balboa Beira Mar

Beira-Mar precisa de regressar às vitórias

O Beira-Mar recebe o Olhanense num grande duelo entre os dois últimos classificados. Costinha e Manuel Cajuda procuram a sua primeira vitória nesta Liga e, caso a alcancem nesta jornada, poderão ajudar a condenar o adversário, encontrando espaço para respirar melhor. O Gil Vicente vai a Paços de Ferreira com uma missão difícil (e a queda nos lugares da descida no horizonte), enquanto o Moreirense recebe o Estoril e perspetiva somar mais alguns pontos na fuga à despromoção.

Nos outros dois jogos deste fim-de-semana, a conversa é europeia. O Marítimo viaja até Setúbal à procura de uma vitória que lhe fugiu nos derradeiros três encontros, mas com um empate frente ao FC Porto a incrementar confiança. No Nacional – Vit. Guimarães, os vimaranenses poderão apresentar uma face mais sossegada, já que a quase garantida presença na final da Taça de Portugal já lhes valerá um bilhete europeu. Para os madeirenses, a expetativa de um bom resultado para os colar à luta do 5º lugar.

Boas apostas!