Liga Europa – Esta prova é sempre encarada com um cruzamento com duas saídas. Se a equipa acabar eliminada numa das primeiras eliminatórias, o treinador pode sempre defender que não estava nos objetivos da sua equipa vencer esta competição, que existe um título nacional que tem prioridade. No entanto, ao avançar ronda a ronda, cresce o sonho de poder marcar no currículo um título europeu, e então a conversa começa a modificar-se. Quem pode aproveitar a Liga Europa para se afirmar e quem pode surpreender neste Lado B das provas da UEFA?

Andrea Pirlo

Pirlo poderá levar a Juventus à vitória

Três nomes parecem sobressair quando olhamos para os participantes nos 16-avos da Liga Europa. A Juventus, atual líder da Série A italiana, que sofreu uma enorme desilusão ao não ter demonstrado capacidade para se manter na Liga dos Campeões, assume desde logo o papel de grande favorito à vitória nesta prova. Com a liderança na Liga Italiana longe de correr perigo, Antonio Conte poderá tentar empurrar os seus jogadores para a conquista de um título europeu que levaria a Juventus a abrir a nova temporada com a Supertaça Europeia. No que toca a afirmação europeia não se poderia pedir mais.

Outra equipa italiana, o Nápoles, está na mesma linha. Os napolitanos foram os mais injustos eliminados da Liga dos Campeões, ao terminarem o seu grupo com 12 pontos e a serem afastados na diferença de golos. No campeonato, o Nápoles tem a preocupação de segurar o terceiro lugar, que lhe dará direito ao playoff da Liga dos Campeões, não parecendo poder aspirar a muito mais. Finalmente, Rafael Benítez é um verdadeiro especialista em provas a eliminar e dispões de um valoroso plantel que tudo fará para acumular glórias nas jornadas europeias.

Finalmente, o Benfica. Depois de ter alcançado a final no ano passado, Jorge Jesus não esconderá que a Liga Europa é, neste momento, um objetivo para juntar ao seu currículo. O título português estará à frente na lista de prioridades, mas o treinador nunca será conhecido por desperdiçar oportunidades de chegar longe. Se em Portugal os encarnados forem confirmando o seu domínio, contem com eles para repetir uma presença na final.

Há surpresas?

Josué FC Porto

Josué sonha com sucesso europeu

Existem nomes que se perfilam como possíveis candidatos a entrar nas fases decisivas desta prova. A Fiorentina está, desde o início da temporada, dedicada a chegar longe, enquanto o Tottenham tem todas as condições para conseguir somar sucessos na aventura europeia. Por outro lado, não há que afastar a possibilidade de vermos equipas como o Shakthar Donetsk, o Sevilla, o Basileia ou a Lazio confirmarem aquilo a que nos vêm habituando há anos: fazer boas figuras nas provas europeias.

Maiores surpresas seriam podermos ver equipas que estão a desiludir nas respetivas ligas fazer uma segunda metade da temporada mais afirmativa e, com isso, poder tentar conquistar a Liga Europa. O FC Porto é um desses casos, junto com o Olympique de Lyon e o Swansea. Qualquer um deles poderá renascer das cinzas de uma má primeira volta conseguindo afirmar-se a nível europeu.

Finalmente, casos totalmente inesperados poderão vir da Holanda, onze AZ Alkmaar e Ajax se perfilam como possíveis surpresas. Mais inesperado ainda seria vermos o Maccabi Telavive, orientado pelo português Paulo Sousa, chegar longe nesta prova. Mas coisas mais estranhas já aconteceram. É a Liga Europa, o Lado B das provas europeias, e por aqui a surpresa é uma presença que se repete em todas as temporadas.

Boas apostas!