Novak Djokovic – Paolo Lorenzi (Open dos Estados Unidos)
Novak Djokovic começa nesta terça-feira a defesa do título no Open dos Estados Unidos. O tenista sérvio é o atual campeão em título e sabe que apenas uma boa campanha na prova norte-americana poderá garantir a liderança do ranking até final deste ano. Ainda por cima, o sérvio está na parte mais fácil do quadro, visto que não duela com Andy Murray na meia-final. Por isso, ele sabe que tem aqui uma excelente oportunidade para, pelo menos, atingir a decisão da prova. Mesmo as próprias casas de apostas, baixaram as odds do número dois mundial quando souberam que ele ficaria nesta parte do quadro principal. Contudo, ele precisa de começar a comprovar o seu favoritismo e para isso nada melhor do que iniciar a defesa do título frente a Paolo Lorenzi.
Este será o terceiro embate entre estes dois atletas, tendo Djokovic vencido ambos os duelos. O primeiro encontro aconteceu no ATP de Queen’s, com o sérvio a levar a melhor com um duplo 6/3. O encontro seguinte foi justamente no Open da Austrália, em 2011. Nessa ocasião, o tenista de Belgrado tratou de despachar o transalpino por 6/3, 6/0 e 6/0, num encontro que tal como o que vai acontecer no Open dos Estados Unidos, marca o início de um torneio de Grand Slam em piso rápido.
Djokovic traz boas lembranças do último Grand Slam do ano. O ano passado, ele salvou dois match-points frente a Roger Federer na meia-final e depois disputou uma excelente final frente a Nadal, onde os dois tenistas jogaram uma das melhores decisões de torneios de Grand Slam de sempre. De resto, ele sempre atingiu pelo menos a meia-final nas suas últimas cinco participações. Atingiu a decisão em 2007 e 2010 e foi à penúltima fase em 2008 e 2009. Em todos os jogos Djokovic foi travado por Roger Federer ou por Rafael Nadal. De resto, o sérvio vem embalado pelos bons resultados conseguidos nos dois últimos torneios. Depois do decepcionante 4º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, o tenista de Belgrado venceu o ATP 1000 de Toronto e ainda foi parado na decisão frente a Roger Federer, num duelo em que o número um mundial jogou o seu melhor ténis.
Por outro lado, Paolo Lorenzi enfrenta o seu melhor momento da carreira. Atualmente na 69ª posição, o italiano vem de uma vitória num challenger. Ele também já atingiu quatro finais em torneios do mesmo nível este ano, o que é um claro sinal do bom ténis que tem jogado. O bom momento também garantiu a entrada pela primeira vez na carreira no quadro principal do Grand Slam norte-americano. Ele tinha apenas disputado a fase de qualificação por quatro vezes, tendo perdido por duas vezes na 2ª ronda e por outras duas vezes na estreia.
Neste jogo, podemos esperar um Novak Djokovic cheio de confiança, com uma grande responsabilidade em cima dos ombros mas pronto para jogar um bom ténis num dos torneios que melhor se adapta ao seu estilo consistente. Por outro lado, temos um Lorenzi motivado pelo seu bom momento de forma, mas que dificilmente poderá fazer grande estragos no antigo líder da classificação mundial.
A Bet365 dá-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus