Consumada a viagem à Turquia com uma derrota, o Benfica regressa à Liga ZON Sagres com um simples objetivo, vencer e somar três pontos. Mas quanto entrar em campo, na segunda-feira, já saberá se o FC Porto conseguiu cumprir com a sua missão frente ao Vitória de Setúbal.

O ferro que salva e o ferro que complica

Num ambiente infernal, em Istambul, Jorge Jesus viu-se obrigado a fazer alterações na sua equipa, chamando Jardel e André Gomes à titularidade, acabando por surpreender com a inclusão de Aimar. O argentino esteve apagado, tendo saído ao intervalo, enquanto o jovem português também não foi capaz de estar ao nível necessário para fazer frente a um meio-campo muito agressivo do Fenerbahce. Como vem sendo habitual nos jogos do Benfica na Liga Europa, os postes voltaram a ter impacto na partida. Por três vezes os turcos viram a bola embater no ferro, uma delas na conversão de uma grande penalidade, perto do intervalo, desperdiçada por Cristian Baroni.

maxi pereira benfica

Maxi Pereira em ação em Istambul

Já na segunda parte, o mesmo poste viu um poderoso remate Gaitán atingi-lo, tendo sido na baliza contrária que, depois de um canto e de um mau alívio de Melgarejo, Korkmaz cabeceou para ver a bola entrar depois de tocar no poste. Uma derrota que deixa tudo em aberto para a segunda mão, onde o Benfica terá de vencer para atingir a final europeia.

Mas, na cabeça dos jogadores de Jorge Jesusm, a prioridade está na viagem à Madeira. A poupança de Lima e Gaitán no onze inicial acabam por denunciar isso mesmo. Os dois estarão de volta frente ao Marítimo, com Enzo Pérez e Luisão a serem também prováveis titulares, num jogo em que será imprescindível não permitir qualquer hipótese aos madeirenses. Do lado do conjunto de Pedro Martins, no entanto, os pontos são também essenciais para a corrida europeia. Não será um encontro fácil para o Benfica, mas esta é mesmo uma daquelas semanas em que todos os jogos são para vencer – e não há mesmo espaço enganos.

De olhos na Europa

Lica Estoril

Licá, uma das estrelas da sensação Estoril

Vários encontros na Liga portuguesa têm a Europa como horizonte. Já esta noite, o Estoril Praia recebe o SC Braga, numa partida essencial para ambos os lados. Se o Estoril tem vindo a demonstrar uma caminhada irrepreensível no seu estádio, nas últimas semanas, os bracarenses pensam em Europa e orçamento, depois de terem assegurado a Taça da Liga. Um encontro muito disputado onde poderá ficar aliviada a vida do Paços de Ferreira ou, de novo, pressionada e obrigada a vencer.

Isto porque, deslocando-se ao Estádio Afonso Henriques, o Paços não encontrará facilidades para somar três pontos. O Vitória de Guimarães, mesmo dispensando alguns dos seus jogadores para a equipa B, mostrou em Olhão que tem capacidades para se manter vitorioso na Liga ZON Sagres. Será um jogo especial, porque à porta fechada, sem apoio de público para nenhuma das equipas. Se o Paços de Ferreira vencer ficará ainda mais perto de poder experimentar as emoções da Liga dos Campeões na próxima temporada.

Em Alvalade, o Sporting recebe o Nacional da Madeira, um jogo entre equipas que lutam pelo mesmo objetivo. O Nacional tem estado mais frágil fora do seu estádio, mas a vitória no dérbi com o Marítimo enche-os de confiança para a deslocação a Lisboa. O Sporting perdeu o seu dérbi mas provou que a sua equipa continua a crescer, em organização e maturidade. Vencer o Nacional é missão obrigatória para continuar a sonhar com a Liga Europa.

Finalmente, o Rio Ave recebe o Beira-Mar, último classificado empurrado por uma vitória na jornada passada. A equipa de Vila do Conde perdeu alguma da frescura que a levou a estar no 5º lugar, mas tem ainda hipóteses de se colar na luta pela Liga Europa. Para tal, é mesmo obrigatório vencer o conjunto de Costinha, que vai tentando largar a lanterna vermelha para evitar a descida de divisão.

E ainda…

O FC Porto recebe o Vitória de Setúbal e só pode pensar em vencer. A equipa do Sado está relativamente sossegada na classificação e os Dragões querem manter a pressão alta sobre os encarnados, que só jogam na Madeira segunda-feira.

A manutenção joga-se em Barcelos e Coimbra. O Gil Vicente recebe o Olhanense, duas equipas que estão acima da linha de água mas em risco de cair. Já a Académica, que terá Sérgio Conceição a estrear-se em casa, recebe um Moreirense sedento de pontos. Dois jogos onde uma derrota poderá constituir-se como fatal para qualquer um dos conjuntos.

Boas apostas!