O Benfica voltará a poupar alguns dos seus titulares na viagem a Bordéus, onde disputará a segunda dos oitavos-de-final da Liga Europa. Ainda assim, o objetivo dos encarnados passará por garantir o apuramento para a fase seguinte. Chelsea e Zenit, a jogar em casa, terão que fazer valer o favoritismo para virar o resultado a seu favor.

Nova dupla de centrais para defender o sonho

Com Luisão afastado da equipa desde o passado fim-de-semana, Garay acabou por também ficar de fora da convocatória para o jogo de Bordéus. Os dois centrais recuperam de problemas físicos e a ordem é para não arriscar, mantendo a Liga ZON Sagres como competição preferencial. Jorge Jesus terá assim que inovar no corredor central da sua defesa, onde Jardel terá o lugar garantido no onze, podendo ser acompanhado por Roderick, que tem vindo a ser utilizado no plantel principal como médio defensivo, ou por Miguel Vítor, titular da equipa B nas últimas semanas. No entanto, as poupanças do técnico encarnado não deverão ficar por aqui.

Luisão Garay Benfica Bordéus

Luisão e Garay não estão disponíveis

Rodrigo deverá voltar a ter uma oportunidade no onze, sendo até provável que surja na frente mais sozinho do que é costume. Gaitán, Aimar e Ola John poderão formar uma linha de apoio, num jogo onde, primeiro que tudo, será importante não sofrer golos, para depois aproveitar o espaço oferecido por um Bordéus necessariamente mais ofensivo para aumentar a vantagem. Matic e Carlos Martins no meio-campo, André Almeida e Melgarejo nos corredores laterais, deverão completa o onze benfiquista.

Da equipa do Bordéus chegam mensagens contraditórias. Francis Gillot anunciou, em conferência de imprensa, esperar uma resposta lutadora dos seus jogadores, mantendo em alta as ambições da equipa nas competições europeias. Por seu lado, Carrasso, o guarda-redes girondino, pareceu conformado com a superioridade encarnada, desculpando com isso o possível não apuramento para a próxima fase. Ainda assim, o Benfica não poderá baixar as suas guardas, tendo em conta que a equipa francesa foi capaz de demonstrar, durante a segunda parte em Lisboa, alguma capacidade de criar perigo perto da baliza encarnada.

Chelsea e Zenit: a recuperação em tom de azul?

Hulk Zenit

Hulk terá que usar super poderes

A derrota do Chelsea em Bucareste terá sido dos resultados mais surpreendentes da primeira mão. A jogar em casa, Rafael Benítez terá que tirar o melhor dos seus jogadores para virar o resultado. Espera-se que o Steaua se apresente com uma estrutura bem defensiva, o que até poderá beneficiar os londrinos, que irão ter posse de bola para procurar formas de chegar ao golo. Demba Ba, Victor Moses e Eden Hazard estarão na linha da frente ofensiva dos Blues, com Fernando Torres a poder também ser chamado ao onze, caso Benítez opte por entrar logo com toda a carne no assador.

Na Rússia, o Zenit tem uma missão ainda mais difícil, depois de ter perdido por 0-2 em Basileia. A equipa suíça tem uma larga experiência nas competições europeias e será preciso que a equipa russa se supere para conseguir um resultado com três golos de vantagem. Hulk, obviamente, estará na mira dos adeptos, esperando-se que o internacional brasileiro possa finalmente fazer uma exibição memorável. Kerzhakov poderá também surgir no onze, onde os nossos bem conhecidos Witsel e Danny serão fundamentais na criação de oportunidades a partir das suas posições na intermediária.

E ainda…

Andrea Stramaccioni Inter

Fim da linha para Stramaccioni?

O Tottenham leva uma vantagem de três golos para o encontro em Milão, com o Internazionale, e nem a ausência de Gareth Bale por castigo parece ser problema para o conjunto de André Villas-Boas. Os italianos passam um mau momento e não parecem apresentar condições para virar um resultado tão pesado.

O Newcastle conseguiu um excelente resultado fora de casa, empatando a zero com o Anzhi. Os russos nunca venceram fora de casa, este ano, mas já por duas vezes conseguiram empates a uma bola, frente a Udinese e Hannover, o que seria suficiente para se manterem em prova.

Quem também empatou a zero fora de portas foi o Rubin Kazan. O Levante não conseguiu marcar e apresentar-se-á na Rússia já sem Obafemi Martins, que saiu para a MLS, onde vai representar o Seatle Sounders. Caberá ao venezuelano José Rondón, o melhor marcador do Rubin, confirmar porque é o melhor marcador da sua equipa na competição.

Boas apostas!