Finlândia – República Checa (Amigável Internacional)
Duas das equipas que ficarão de fora do Mundial deste verão, Finlândia e República Checa, aproveitam o final da temporada para começar, desde já, a preparar a fase de qualificação para o Europeu 2016. O jogo irá disputar-se em Helsínquia, no Estádio Olímpico, e permitirá a ambos selecionadores testar as suas opções depois de falhado um apuramento que, sobretudo para os checos, era visto como uma grande ambição. Ambas as seleções preparam a renovação das suas equipas e esperam que, com o alargamento do Europeu para 24 seleções, possam passar a ser presença regular nas grandes provas internacionais.
A Finlândia saiu bastante prejudicada do sorteio do seu grupo na qualificação do Mundial 2014, tendo em conta que teve que lutar frente a Espanha e França. Daí que, desde cedo, se começou a pensar, entre os finlandeses, no passo seguinte. A seleção escandinava disputou, já, três encontros amigáveis, depois de terminada a agenda de jogos oficiais, logrando dois empates e uma vitória. Os nulos surgiram frente ao País de Gales e à seleção de Omã, sendo que acabaram por vencer na Hungia em março passado. Na convocatória para este encontro, podem assinalar-se algumas estreias, para além de continuidade na chamada de novos jogadores que vão iniciando o seu percurso na seleção principal. Se jogadores como Moisander, Roman Eremenko, Sparv e Tainio se podem denotar como os mais experientes deste grupo, merece especial destaque Teemu Pukki, ponta-de-lança do Celtic de Glasgow que, aos 24 anos, será o mais promissor dos escolhidos por Mixu Paatelainen.
A República Checa fechou a fase de apuramento para o Mundial em boa nota, com vitórias sobre Malta e Bulgária, tendo prosseguido com bons resultados nos dois encontros amigáveis disputados entretanto, com uma vitória por 2-0 frente ao Canadá e um empate a duas bolas com a Noruega, que neste momento estará na luta direta com a República Checa por uma posição entre a primeira linha do futebol europeu. Para este encontro, a opção passou por deixar de fora vários dos mais importantes jogadores checos, oferecendo oportunidades a outros atletas para terem experiência internacional. Os nomes mais relevantes que ficaram de fora da lista são Petr Cech, Gebre Selassie, Hubschman, Plasil ou Kozak, com a equipa a ser capitaneada pela dupla Tomas Rosicky e Michal Kadlec. Na frente de ataque, serão testados dois jovens, Matej Vydra, do West Bromwich, e Vaclav Kadlec, do Eintracht Frankfurt, enquanto na baliza também haverá oportunidade para um novo nome do futebol checo, sendo mais provável que Vaclik seja o eleito, com a preferência a recair no guardião do Sparta de Praga sobre Marek Stech, do Yeovil.
Os registos de encontros entre estas duas seleções são todos favoráveis à República Checa, que venceu um amigável em 1995 e os dois encontros oficiais disputados na fase de apuramento para o Mundial de 2006.
Finlândia | 0-3 | República Checa | WC2006 UEFA |
República Checa | 4-3 | Finlândia | WC2006 UEFA |
República Checa | 4-1 | Finlândia | Jogos Amigáveis 1995 |
Num jogo amigável e com o espaço a ser dedicado, sobretudo, aos testes de jogadores, o prognóstico é sempre complicado, sendo que é bem provável que a Finlândia possa aproveitar o fator casa para, pela primeira vez, alcançar um resultado positivo frente aos checos.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus