Liga dos Campeões – Os oitavos-de-final desta prova oferecem-nos, uma vez mais, uma série de encontros que recordaremos mais tarde, sem dúvida alguma, tendo em conta a qualidade das equipas que se defrontam. Na antevisão das partidas, arriscamos sobre a quais poderá estar reservada essa honra.
A verdade é que este parece ser um dos anos mais competitivos da Liga dos Campeões, com várias equipas a demonstrarem qualidades mais do que suficientes para chegar à final e vencer. Obviamente que, entre os principais favoritos, o Bayern de Munique levará uma pequena vantagem, tendo em conta que é o campeão em título e que, sem ter perdido nenhum jogador essencial, juntou ao plantel reforços e um treinador que sabe o que é vencer esta competição. Se em maio Pep Guardiolo se sagrar, de novo, campeão europeu, é bem provável que a eliminatória frente ao Arsenal seja lembrada. O Arsenal segue no topo da Premier League e apesar de alguma tremideira, as principais fragilidades do seu plantel prenderam-se com uma onda de lesões que não terá permitido uma maior rotação em fases mais ocupadas do calendário. Mesmo que os bávaros se apresentem como grandes favoritos, o Arsenal não será, nunca, um adversário fácil de bater.
Mantendo-nos por Inglaterra, a eliminatória entre Manchester City e FC Barcelona é uma das mais fortes candidatas a representar uma passagem de testemunho. O conjunto catalão não tem a força de outras temporadas, mas é sempre uma equipa imprevisível e difícil de controlar, sobretudo por ter em Neymar e Messi dois desequilibradores natos. Mas o Manchester City, que já vai construindo no norte de Inglaterra uma Academia inspirada em La Masia, não poderia pedir melhor do que uma afirmação europeia à custa do Barcelona. Se o conjunto de Manuel Pellegrini chegar longe nesta Liga dos Campeões, recordaremos o embate com os catalães como um dos momentos-chave desse crescimento dos Citizens.
Finalmente, o AC Milan frente ao Atlético de Madrid passa por ser uma hipótese de confirmação. Se o Milan parece já não assustar ninguém na Europa, o Atlético de Madrid tem vindo a tornar-se uma equipa cada vez mais consistente nestas andanças. Clarence Seedorf procurará neste encontro algum impulso para se ir afirmando como treinador, mas é em Diego Simeone que estão todos os olhares. Depois de sucessos na Liga Europa, Supertaça Europeia e também a nível interno, falta ao argentino conseguir chegar longe na prova das provas do futebol europeu. Para além disso, Diego Costa poderá também ter nesta eliminatória a sua entrada com chave de ouro no Olimpo dos grandes jogadores europeus. Ao futuro internacional espanhol poderá, claramente, convir uma exibição memorável nesta eliminatória.
Outros fortes candidatos a chegar longe nesta Liga dos Campeões parecem ter tido mais sorte no momento do sorteio. O Chelsea enfrenta o Galatasaray, que não sendo uma equipa fácil, já que conta com vários elementos bem experientes no seu onze, não terá a capacidade de impactar frente a um Chelsea cheio de juventude e energia. O Real Madrid não deverá encontrar dificuldades frente ao Schalke, enquanto nos restantes três encontros da eliminatória poderão sair equipas que apostam em surpreender nesta prova, como é o caso do Paris SG, o Borussia Dortmund e o Manchester United.
Boas apostas!