Liga Espanhola – Das muitas voltas que poderiam acontecer nesta competição, a derrota do Atlético de Madrid em Almería poderia estar reservada para o grupo das menos prováveis. Mas, na verdade, esse é o grande acontecimento da Jornada 23, que acaba com o Atlético a receber a companhia de FC Barcelona e Real Madrid na liderança. Três grandes equipas empatadas em pontos num campeonato que está destinado a ser decidido, uma vez mais, nos pormenores.
Escorregar em Almería não estaria nos planos de Diego Simeone, mas numa semana em que o jogo do campeonato calhava no meio da meia-final da Taça do Rei, o técnico argentino estaria consciente das dificuldades de manter o foco competitivo entre os seus jogadores. Não se trata, sequer, de pensar se o Atlético poderia ter um plantel com maior rotação, porque neste momento, com as aquisições somadas no mercado de inverno, os colchoneros estão bem apetrechados. Trata-se, isso sim, de conseguir pegar na equipa e recuperá-la de forma a não perder mais pontos no jogo seguinte. A derrota por 0 a 3 na Taça do Rei, frente ao Real Madrid, trouxe consequências, quebrando-se um pouco do mito do Atlético imbatível. Mas com os mesmos pontos dos seus dois adversários diretos, os colchoneros têm tudo para se manterem na luta com outras duas equipas que também não são imbatíveis.
Com o Barcelona a festejar o reencontro de Lionel Messi com os golos e o Real Madrid a lançar, com Jesé, mais uma promessa da sua cantera, nem Gerardo Martino nem Carlo Ancelotti estarão 100% seguros das suas capacidades para dominar a Liga BBVA. Aproximam-se os jogos da Liga dos Campeões e, para estes dois conjuntos, o sucesso e o insucesso nessa prova serão decisivos para o que poderá ser feito na Liga. Como o Atlético também estará nessa luta, todos os membros do trio sentirão na pele as consequências dos exigentes encontros europeus. Mas, se continuarmos como até aqui, os grandes de Espanha festejarão mais pela desgraça alheia do que pela categoria das suas próprias equipas.
O reino das incertezas
Apenas duas equipas da Liga BBVA não perderam um encontro nas últimas cinco jornadas. Uma delas é o Real Madrid e a outra o Levante, atual 10º classificado, que não perdeu nenhum desses jogos mas somou três empates. Por outro lado, o Valência e o Celta de Vigo foram as únicas duas equipas que conseguiram somar vitórias nas derradeiras duas jornadas disputadas, sendo que os galegos poderão alargar esse feito se baterem o Athletic Bilbao esta noite. A equipa de Juan Antonio Pizzi aproveitou esses seis pontos conquistados para se reposicionar na tabela. Apesar da distância para os conjuntos que estão na luta europeia, os valencianos esperarão poder colocar-se no lugar da sorte, perfilando-se como uma das equipas que poderá aproveitar para conseguir um lugar na Liga Europa devido às repescagens por na final da Taça do Rei estarem duas equipas do topo da tabela.
No fundo da classificação, o Bétis corre cada vez maiores riscos de não conseguir voltar a colocar a cabeça acima da linha de água, estando a dez pontos do Granada, primeira das equipas que ainda respiram na tabela. Rayo Vallecano e Valladolid, por sua parte, terão que procurar pontos nas próximas jornadas, sob o risco de, também eles, ficarem longe demais da contenda pela manutenção.
Boas Apostas!