Celta de Vigo e Deportivo da Corunha jogam, esta noite, um dérbi de vida ou morte na 28ª jornada da Liga BBVA. Ocupando os dois últimos lugares da classificação, os conjuntos de galegos precisam desesperadamente de pontos para escapar à situação atual. No caso do Deportivo, uma derrota pode mesmo marcar definitivamente o destino deste conjunto.
Todos os olhos na Corunha
Para o Deportivo, esta não tem sido uma época de sonho, como se ambicionava no verão passado. A subida de divisão e o aparecimento de Jorge Mendes como um apoiante, ainda que na sombra, do Presidente Lendoiro, faziam esperar opções de qualidade para a equipa técnica. No entanto, as contratações que chegaram não cumpriram com as expetativas e a equipa foi caindo no fundo da tabela classificativa, contando já com o terceiro treinador da temporada, Fernando Vázquez, curiosamente com passado ligado ao Celta, adversário de hoje. Nos últimos encontros entre as duas equipas, o Deportivo não tem tido a sorte do seu lado, estando sem vencer o seu rival há quatro encontros.
Para o jogo de hoje, Vázquez deverá promover o regresso de Riki, ausente na partida frente ao Barcelona, num onze que contará com a presença dos portugueses Sílvio, Bruno Gama e Pizzi. Outro jogador bem conhecido dos portugueses, Paulo Assunção, estará no meio-campo, onde o veterano Valerón terá oportunidade de encontrar o seu adversário favorito – o Celta é a equipa a quem mais vezes marcou na sua carreira.
O Celta de Vigo tem mais seis pontos do que o Deportivo e, assim, mais razões para acreditar na possível manutenção. Uma vitória frente ao Granada, há três semanas, alimentou essa possibilidade, mas o Celta precisar de mais pontos para continuar nessa recuperação, algo que não alcançou na visita a Sevilha e na receção ao Real Madrid. Abel Resino é também o segundo treinador da temporada, em Vigo, disputando o seu primeiro dérbi na casa do rival.
No onze do Celta, destaque para o internacional norueguês, Demidov, e para a dupla de médios constituída pelos experientes Oubiña e Krohn-Dehli, internacionais por Espanha e Dinamarca. Pranjic, que começou a temporada no Sporting, também está entre os convocados de Abel, mas deverá começar no banco um jogo em que a vitória é obrigatória para os dois conjuntos que estarão em campo.
Na luta pela Europa
O Bétis ultrapassou o Valência na passada semana, ocupando agora o 6º lugar da tabela classificativa, com ambas as equipas a terem, ainda, a Liga dos Campeões como objetivo alcançável. No entanto, para o conjunto sevilhano, uma viagem ao Mestalla vem na pior altura. Em 18 encontros realizados neste estádio, o Bétis nunca venceu, sendo que o melhor que alcançou foi o empate, apenas por três vezes. No entanto, Pepe Mel está confiante com o momento de forma dos seus jogadores. O colombiano Pabón conquistou um lugar na frente de ataque, ao lado de Rúben Castro, e a dupla apresenta-se com grande capacidade goleadora.
Quatro jogos sem vencer fizeram acender o estado de alerta na equipa valenciana. Pelo caminho ficou também a Liga dos Campeões, um objetivo que a equipa de Ernesto Valverde tenta agora recuperar na Liga BBVA. Soldado tem estado a passar um momento de algum apagamento, mas mantém-se entre os titulares. Feghouli, Jonas e Canales são, mais uma vez, chamados a afirmar-se num onze onde João Pereira deverá também recuperar o seu lugar. Ganhar este encontro ganha contornos de maior importância, tendo em conta que os adversários diretos, Málaga e Real Sociedad, jogam em casa.
O Málaga recebe o Espanhol e, depois de eliminar o FC Porto, parece ainda ter esperanças que a UEFA recue na suspensão aplicada ao clube, no que toca à próxima temporada. Já o Real Sociedad, também com uma dose de confiança extra conquistada na vitória sobre o Atlético de Madrid, recebe o Valladolid, num jogo onde os três pontos parecem bem ao alcance.
E ainda…
O Barcelona recebe o Rayo Vallecano e poderá continuar a cimentar o seu primeiro lugar. Caso escorregue, oferece à equipa de Vallecas a possibilidade de se aproximar de uma posição europeia.
O Real Madrid também joga em casa, frente ao Maiorca, que desespera por sair debaixo da linha de água. Depois de marcar dois golos na jornada anterior, Alfaro procura somar no Santiago Bernabéu, onde Cristiano Ronaldo deverá voltar a ser figura.
Em plena luta pela manutenção, o Osasuna recebe o Atlético de Madrid, que leva já dois jogos sem vencer nesta competição. Os pontos valem ouro para o conjunto de Pamplona, mas os colchoneros não podem ficar sem ganhar, se quiserem dar luta pelo segundo lugar.
Boas apostas!