A semana foi negra para todo o futebol espanhol, com os seus dois representantes na Liga dos Campeões a regressarem a casa com quatro golos sofridos na Alemanha. Mas, no fim-de-semana, a emoção vive-se na Liga BBVA, com os clubes de Madrid a disputarem um dérbi pelo 2º lugar e o Barcelona a poder festejar o título caso vença e o Real perda.
Desequilíbrio no dérbi
Diego Simeone e José Mourinho vêm as suas equipas chegarem ao dérbi em situação de desequilíbrio. Enquanto para o Atlético este é um jogo para ganhar, em busca de um histórico 2º lugar, para o Real Madrid, a importância do jogo é relativa, tendo em conta que na mente dos jogadores estará já a possível “remontada” no jogo da próxima semana, frente ao Borussia Dortmund. Para afastar ainda mais as duas equipas no momento do início de jogo, Simeone tem praticamente todos os jogadores à disposição, restando apenas algumas dúvidas sobre o momento físico de Arda Turan. Diego Costa, que estaria suspenso, viu o seu cartão amarelo em Sevilha ser retirado pelo Conselho de Disciplina e terá assim oportunidade de voltar a mostrar-se contra o maior rival do Atlético.
Já no Real, diversas dúvidas pairam no ar. Marcelo e Essien estarão, seguramente, fora das contas de José Mourinho, devido a lesão. Arbeloa e Cristiano Ronaldo também apresentam mazelas e poderão ser resguardados, bem como Modric e Ozil, dando espaço para que Kaká e Callejón surjam entre os titulares. Não pensamos que o técnico português não dê importância a estre encontro – afinal tem apenas três pontos de vantagem sobre o Atlético -, mas perante a necessidade de vencer por 3-0 na próxima terça-feira, o mais certo será guardar as suas peças fundamentais para esse encontro, pensando na Liga BBVA após ter decidido a situação na Liga dos Campeões.
Quem poderá beneficiar desta situação é o Barcelona, que caso vença e o Real Madrid perda, poderá festejar já o título na Liga. No entanto, para os catalães a situação é semelhante à do Real, com os jogos da Liga dos Campeões a marcarem o dia-a-dia desta semana. A pesada derrota em Munique, 0-4, deixa pouco espaço para esperanças, mas é bem provável que Tito Vilanova deixe descansar alguns jogadores, sobretudo Lionel Messi, que está claramente longe de poder ser considerado recuperado. Frente a um Athletic que tem dificultado a vida de quem os visita, pela agressividade e intensidade dos seus jogadores, o Barcelona tentará somar algum ponto, de modo a fechar as contas do título, senão esta semana, muito em breve.
Decisões em San Sebastian
As decisões desta semana, no entanto, ocorrerão em San Sebastian. O Real Sociedad, quarto classificado com 55 pontos, recebe o Valência, quinto classificado com 53. O quarto lugar dá direito a presença na Liga dos Campeões, logo, prémio chorudo para quem o garantir. O Valência tem-no conseguido em anos consecutivos, estando agora à beira de o perder para o conjunto basco, que tem sido uma das grandes surpresas da temporada.
Carlos Vela, avançado mexicano do Real Sociedad, anunciou os seus desejos na antevisão da partida: marcar e ganhar. Para a equipa de San Sebastian seria algo de inesperado, no início da temporada, chegar tão perto da maior competição da Europa. Já para os valencianos, que vêm de uma goleada sobre o Málaga por 5-1, a qualificação é tanto mais necessária quanto os problemas financeiros que afetam o clube, e que obrigarão à venda de alguns dos seus melhores efetivos caso fiquem de fora da prova dos campeões.
E ainda…
O Saragoça, que está atualmente no último lugar da tabela, recebe o Mallorca, também em posição de descida, e precisa mesmo de garantir a sua primeira vitória de 2013. Caso não o alcance, o panorama será negro, com tons de despromoção, no céu de Saragoça.
O Málaga recebe o Getafe e tem que voltar às vitórias para não perder o comboio europeu. Enquanto isso, o Bétis recebe o Deportivo, que não perde há cinco jogos, e terá também que pontuar para não ser alcançado pelo Rayo Vallecano, que recebe o Osasuna, outro dos aflitos da Liga BBVA.
Boas apostas!