Liga ZON Sagres – O FC Porto colocou toda a concorrência a cinco ou mais pontos no final da oitava jornada, podendo disfrutar de uma vantagem que, ainda assim, terá que ser bem tratada na deslocação ao Restelo, onde o conjunto dos Dragões faz uma última paragem antes de sair para a Rússia, em busca de uma vitória na Liga dos Campeões. Já o Benfica abre a jornada nove em Coimbra, onde terá pela frente uma Académica cada vez mais à imagem do seu técnico, Sérgio Conceição. Para os dois clubes portugueses, todas as semanas parecem estar ligadas à palavra decisão.
Jorge Jesus deverá aproveitar o confronto de Coimbra para voltar a rodar alguns elementos do seu plantel, agora que vive um momento de maior bonança em termos físicos. Salvio é o único jogador que se mantém impedido esta semana, com Siqueira a dever ficar de reserva no jogo da Liga, para poder dar o seu contributo no confronto europeu. Mas em Coimbra, o Benfica encontrará uma Académica que demorou a assimilar o pensamento de Sérgio Conceição, mas parece finalmente entrar na linha.
Depois de uma vitória na Taça, arrancada depois das grandes penalidades, os Estudantes foram vencer no terreno do SC Braga, mostrando uma garra defensiva que é marca dos conjuntos de Sérgio Conceição. Será aceitável pensar que a presença de Fernando Alexandre, agora em boas condições, no onze da Briosa tenha algo que ver com isso. O médio defensivo foi um dos pedidos expressos do treinador conhecedor da sua capacidade para dominar o terreno com a sua disciplina férrea e com uma vontade de luta bem acima da média. Foi com ele em campo, e a marcar, até, que os Estudantes venceram na semana passada. Frente ao clube onde se formou, Fernando Alexandre tentará chegar ainda mais longe, tentando roubar pontos que possam dar algum sossego à sua equipa.
Paulo Fonseca, finalmente, em estado de graça
As muitas dúvidas que pairavam sobre o Estádio do Dragão, em relação à capacidade do seu técnico para liderar o projeto do FC Porto, parecem começar a desvanecer-se, depois de uma semana em que a equipa perdeu em casa para o Zenit, mas demonstrou uma atitude bem mais próxima daquilo que nos habituamos a ver nas equipas azuis e brancas, e venceu o Sporting, num jogo que poderia colocar em causa o primeiro lugar na Liga ZON Sagres. Com esses dois encontros, e com a clara subida de forma dos Dragões, Paulo Fonseca conquista algum espaço para respirar, sendo que terá perfeita consciência daquilo que lhe espera no Restelo. Frente ao Belenenses, o único resultado aceitável para os Dragões será a vitória. A equipa de Belém tem demonstrado alguns bons pormenores, mas não consegue ter a agressividade necessária para brilhar no mais alto nível do futebol português. Marco Paulo já provou, no passado, ser um técnico que consegue transformar as suas equipas, mas terá que fazer com que os seus jogadores se superem, se quiser roubar algum ponto aos portistas neste encontro.
Semana de estreias
Duas estreias de treinadores nesta nona jornada da Liga ZON Sagres. No Paços de Ferreira, Costinha não resistiu aos maus resultados e ao último lugar na tabela, acabando por sair num momento de grande convulsão no clube, com o Presidente a colocar, também, a sua continuidade em causa. Para chefiar a equipa tecnicamente, chegou entretanto Henrique Calisto, um treinador experiente de muitas batalhas, e que ainda há pouco salvou o Paços de situação semelhante. Deslocando-se a Arouca no seu primeiro teste, Henrique Calisto terá como missão começar, desde já, a promover uma atitude mais batalhadora nos seus jogadores. Abel Xavier foi também vítima do chicote em Olhão, onde Clube e SAD parecem ir trabalhando aos soluços para encontrar as melhores soluções para o clube. Depois de ter conseguido duas vitórias, o treinador não aguentou mais a indecisão das suas chefias, batendo com a porta e dando lugar a Paulo Alves, que já esteve no banco no empate frente ao Covilhã, que deu a eliminação da Taça da Liga, mas que se estreará na Liga ZON Sagres no domingo, no terreno do Nacional da Madeira.
Boas Apostas!