A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, em comunicado publicado no seu site, que Cristiano Ronaldo está infetado com o novo coronavírus. O capitão da seleção portuguesa é o terceiro dos elementos convocados por Fernando Santos a testar positivo e falhará o encontro desta quarta-feira (14) frente à Suécia, válido pela Liga das Nações.
Assintomático e em isolamento
Na nota emitida ao início da tarde desta terça-feira (13), a Federação Portuguesa de Futebol dá conta do estado de Cristiano Ronaldo que, apesar de ter testado positivo, “está bem, sem sintomas e em isolamento”. O astro português tornou-se, assim, no terceiro dos jogadores convocados por Fernando Santos a testar positivo, isto depois de José Fonte, central do Lille, ter sido o primeiro a abandonar a concentração. Para além de Fonte, também Anthony Lopes, guarda-redes do Lyon, se viu forçado a abandonar os trabalhos na sequência de um teste positivo. Os restantes testes efetuados aos jogadores que se reuniram para os encontros com Espanha, França e Espanha deram todos resultado negativo, pelo que Fernando Santos deverá ter a equipa toda a restante equipa à disposição para a partida de amanhã, frente à Suécia, em Alvalade, válido pela quarta jornada da fase de grupos da Liga das Nações e com apito inicial marcado para as 19h45.
Cristiano Ronaldo foi titular nos últimos dois encontros da seleção portuguesa. No empate sem golos diante da Espanha, Ronaldo abandonou a partida aos 72 minutos, ao passo que diante da França, em encontro que também terminou sem golos, foi mesmo totalista. No primeiro encontro com a Suécia, adversária de amanhã, Cristiano Ronaldo tinha sido decisivo ao apontar os dois golos que deram a vitória à formação “lusa”.
Alteração na agenda gerou suspeita
A manhã desta terça-feira (13) começou com a imprensa a dar conta de uma alteração nos trabalhos da equipa nacional: a conferência de imprensa de antevisão ao encontro de amanhã, com presença do selecionador Fernando Santos e de um jogador, foi alterada das 10h15 para as 19 horas, ao passo que a sessão de treino na Cidade do Futebol passou das 11 horas para as 17 horas. Aquando da alteração, a Federação Portuguesa de Futebol não especificou os motivos, sabendo-se agora que terá que as alterações terão estado intimamente ligadas ao facto de Cristiano Ronaldo ter testado positivo à COVID-19.
Mal estar na Juve por ter quebrado isolamento
Cristiano Ronaldo, Dybala, Danilo e Juan Cuadrado abandonaram o hotel onde se encontravam isolados depois de dois membros do staff da Juventus terem testado à COVID-19. A situação gerou algum “mal estar” junto dos dirigentes da Juventus, clube que se viu obrigado a denunciar a situação à Direção-Geral de saúde italiana (ASL). Roberto Testi, diretor da ASL, falou ao “Corriere di Torino” e relativizou a situação, mas deixou em cima da mesa a possibilidade de os três craques virem a ser multados por entrarem em incumprimento durante o período de isolamento.