Mundial – Contas arrumadas nos Grupos B e D da Zona Europeia, com Itália e Holanda a conquistarem o direito a reservar a sua estadia no Brasil, para o Mundial da próxima temporada. Já na América do Sul, as contas vão também ficando mais claras, com a Argentina a apurar-se e o quadro de quem pode ainda ter esperanças a ficar, também, perto da definição. Na América Central e do Norte, Estados Unidos e Costa Rica fizeram a festa.

A festa do apuramento começou a fazer-se, ontem, em Andorra, um dos países com menor expressão no futebol europeu. Foi ali que a Holanda garantiu a vitória no Grupo D, ao bater a equipa da casa por 2-0, com golos de Van Persie. Os holandeses utilizaram uma equipa de recurso, mas foi o suficiente para somar a sétima vitória em oito encontros, e assim garantir mais um Mundial no currículo. Pouco depois, na Itália, os transalpinos juntaram-se aos holandeses, numa vitória mais complicada, por 2-1, frente à Rep. Checa. Começando a perder, com golo de Kozak, os italianos deram a volta ao resultado, por intermédio de Chiellini e Balotelli, este de grande penalidade.

Van Persie Holanda

Van Persie marcou dois em Andorra

Quem ficou também muito perto da classificação foi a Alemanha, que ao vencer as Ilhas Faroe por 3-0, precisa de apenas mais um ponto para se distanciar, definitivamente, da Suécia. Igualmente bem perto do apuramento ficaram os suíços, que foram à Noruega ultrapassar a equipa da casa sem dificuldades de maior, regressando com uma vitória por 2-0, com dois golos de Schar.

Ainda antes de Portugal defrontar o Brasil em jogo amigável, a situação portuguesa ficou mais complicada, parecendo agora certo que a equipa nacional precise do playoff para garantir lugar no Mundial. Na Rússia, depois de uma primeira parte com ambas as equipas a mostrarem as suas faces receosas, os russos entraram a matar no segundo tempo e, com golos de Berezutski, Kokorin e Glushakov, levaram a sua seleção a assumir a liderança do Grupo F, com Zahavi ainda a reduzir para 3-1, nos descontos.

Argentina também já tem bilhete

Messi Argentina

Messi continua imparável

Os argentinos são a segunda seleção sul-americana, para além do Brasil, como é óbvio, a garantir a qualificação para o Mundial. Ao vencerem no Paraguai por 5-2, com golos de Messi (2), Aguero, Di Maria e Maxi Rodríguez, o grande rival dos brasileiros marca assim presença numa prova onde poderá juntar o prazer de vencer ao gosto de o fazer na casa de um adversário histórico. Ao perder por 0-2 frente ao Uruguai, a Colômbia perdeu a oportunidade de garantir também, desde já, a presença no Mundial, que no entanto não lhe deverá fugir. Colômbia, Chile, Equador e Uruguai têm o mesmo número de jogos e apenas quatro pontos a separá-los, sendo que três deles conseguirão entrada direta na competição e o pior classificado terá que ir ao playoff. Parece, neste momento, quase impossível que a Venezuela consiga ainda entrar nesta luta, mesmo tendo vencido o Peru por 3-2 – com um jogo a mais e menos três pontos do que os uruguaios, só um milagre levará os vinotinto ao Mundial.

Estados Unidos e Costa Rica juntam-se de madrugada

Já a madrugada ia longa, quando mais duas equipas se juntaram à lista dos apurados para este Mundial. Os Estados Unidos bateram o México por 2-0, com golos de Eddie Johnson e Landon Donovan, enquanto a seleção da Costa Rica empatou na Jamaica, conseguindo, ainda assim, garantir o bilhete de acesso à competição. Honduras, Panamá e México ficarão agora a lutar por uma entrada direta e uma vaga no playoff.

Boas apostas!