NBA – Muitos dos adeptos mais ferrenhos da NBA participam numa das imensas Fantasy League disponíveis pela web, com a ESPN e a Yahoo a disponibilizarem os serviços mais populares. Mas a participação numa destas competições é também um excelente meio para acompanhar o momento dos melhores jogadores e perceber que equipas podem alcançar melhores resultados a cada semana. Por isso mesmo, hoje consultamos os rankings da ESPN Fantasy League e tentamos encontrar quem são os jogadores que podem ajudar as suas equipas a chegar longe.

No Player Rater da ESPN, um jogador distingue-se dos demais, sem grande surpresa. Kevin Durant é o jogador que mais impacto tem na sua equipa, em termos absolutos, ficando apenas para trás de LeBron James na forma como o seu jogo garante vitórias – e aí o King garante mais. De qualquer forma, com a equipa do Oklahoma City Thunder a perder jogadores, é a existência de uma estrela como Kevin Durant que os mantém no topo da sua Conferência. Outros atletas a terem papéis fundamentais nas suas equipas são Chris Paul, dos LA Clippers, Stephen Curry, dos Golden State Warriors, e Paul George, dos Indiana Pacers, para além do já notado LeBron.

Kevin Durant

Kevin Durant é figura de topo na NBA

Se medir um atleta pelos pontos somados pode já trazer leituras diferentes, não será de espantar que jogadores como Carmelo Anthony ou Arron Afflalo surjam no Top 10 dos marcadores.Aí também encontramos LaMarcus Aldridge e Damian Lillard, dos Portland Trail Blazers, única equipa a ter mais que um elemento no topo desta classificação. No entanto, para alimentar uma equipa é preciso ter-se um jogador que se destaque nas assistências, e aí é Chris Paul que se destaca, junto de John Wall, Curry ou Ricky Rubio. Se excetuarmos o jogador de Washington, todos os os outros atletas estão a alimentar marcadores de top nas suas equipas ou a si próprios, como é o caso do jogador de Golden State.

No capítulo dos ressaltos, DeAndre Jordan, dos Clippers, vai sendo o jogador mais destacado, percebendo-se que apesar do seu estilo pouco convencional, o poste de Los Angeles pode bem reivindicar presença no Big 3 da sua equipa. Dwight Howard segue-o de perto, enquanto Kevin Love é também um jogador destacado nesta classificação, tornando-se um alvo apetecível para equipas mais fortes que os seus Timberwolves. Nos capítulos mais defensivos, Ricky Rubio lidera a lista dos roubos de bola, com larga distância para Chris Paul e John Wall, enquanto nos bloqueios de lançamento é Roy Hibbert, dos Indiana Pacers, quem faz a diferença.

De semana para semana, estes números vão-se alterando e, quer seja por baixas de forma, quer seja devido a lesões, vários jogadores podem acabar por desaparecer destas listas, dando lugar a outras opções. Para conseguir uma leitura bastante válida do que vai acontecendo pela NBA, jogar numa Fantasy League pode mesmo ser uma boa solução.

A subir!

Brad Stevens Celtics

Novo milagre nas mãos de Brad Stevens?

Os Boston Celtics começam a mostrar porque é que a escolha de Brad Stevens parecia tão indicada no início da temporada. O técnico estreante na NBA tem conseguido transformar uma equipa que apresentava um potencial quase de zero num concorrente aos playoffs, mesmo que beneficie, em parte, de estar na frágil Conferência Este. Ao vencer os NY Knicks e os Minnesota Timberwolves no último fim-de-semana, o seu lugar vai-se cimentando, podendo ter esperança em fechar o ano com um recorde positivo. Com um cinco bastante produtivo, este mês de dezembro vem sendo marcado pelo crescer de influência de Jordan Crawford, que está a alcançar um nível que ainda não tinha tocado como profissional, ao mesmo tempo que Avery Bradley, Jeff Green, Jared Sullinger e Brandon Bass vão fazendo a sua evolução para jogadores da linha da frente. Com Rajon Rondo a poder regressar em breve, e mesmo sem grandes referências para o jogo interior, os Boston Celtics poderão não ter que atravessar um deserto demasiado longo até serem, de novo, uma equipa que vale a pena seguir.

A descer!

Sem Marc Gasol, os Memphis Grizzlies apresentam um recorde de 2 vitórias e 6 derrotas no mês de dezembro, vendo-se afundar na classificação da Conferência Oeste. Kostas Koufus tem sido uma desilusão, não conseguindo apresentar-se como alternativa, cabendo a Jon Leuer aproveitar os minutos que têm sobrado para si. Ainda que Mike Conley e Zach Randolph se apresentem dentro do seu nível, não há dúvida que a competitividade dos Grizzlies tem marca espanhola. Quanto mais depressa ele regressar, melhor será para as hipóteses da equipa na presente temporada.

Boas apostas!