A Inglaterra estará presente pela 14ª vez no Campeonato do Mundo FIFA e tem como melhor prestação a conquista do título em 1966, em Inglaterra. Esta é a sétima presença nas últimas oito edições, mas as fases de apuramento não costumam ser fáceis para os ingleses. Não participaram em 1930, 1934, 1938 (não foram convidados) e 1974, 1978 e 1994 (não se qualificaram). Em 1990, os comandados de Bobby Robson estiveram próximos de chegar à final, mas foram eliminados nas meias-finais pela Alemanha, no desempate por grandes penalidades. Desde então têm tido prestações muito modestas, com eliminações precoces. Na África do Sul, a seleção esteve aquém das expetativas dos seus adeptos, classificando-se com muita dificuldade na última jornada da fase de grupos. Foi eliminada logo nos oitavos-de-final com uma goleada de 4–1 frente à Alemanha.

Ing1

A seleção inglesa está em processo de renovação e após a participação frustrante no Mundial 2010, Fábio Capello começou a integrar muitos jovens na seleção principal. Surgiram jogadores como Wilshere (Arsenal), Joe Hart (Manchester City) e Andy Carroll (Liverpool) e Ashley Cole e Rio Ferdinand foram perdendo o seu espaço. Após a saída de Capello, em Fevereiro de 2012, foi escolhido o ex-futebolista inglês de 66 anos, Roy Hodgson. Para o Mundial de 2014, Hogson escolheu uma equipa que conjuga a experiência de Steven Gerrard, Frank Lampard e Wayne Rooney, com a juventude de Luke Shaw, Daniel Sturridge, Raheem Sterling, Alex Oxlade-Chamberlain, Ross Barkley, Phil Jones e Jack Wilshere. A Inglaterra ocupa a 11ª posição do Ranking FIFA.

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Vencedor (1966)
Melhor Resultado Campeonato Europa – Terceiro (1968)
Melhor Marcador – Sir Bobby Charlton (49 golos – 1958 a 1970)
Mais Internacionalizações – Peter Shilton (125 internacionalizações – 1970 a 1990)
Estrelas do Passado – Bobby Charlton, Peter Shilton, Gary Lineker e David Beckham
Selecionador – Roy Hodgson
Capitão – Steven Gerrard

 Convocatória

Estes são os 23 escolhidos por Roy Hodgson para representar a Inglaterra no Mundial 2014:

Guarda-Redes Joe Hart (Manchester City)
Ben Foster (West Bromwich Albion)
Fraser Forster (Celtic)
Defesas Leighton Baines (Everton)
Gary Cahill (Chelsea)
Luke Shaw (Southampton)
Phil Jagielka (Everton)
Phil Jones (Manchester United)
Chris Smalling (Manchester United)
Glen Johnson (Liverpool)
Médios Ross Barkley (Everton)
Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal)
Steven Gerrard (Liverpool)
Frank Lampard (Chelsea)
James Milner (Manchester City)
Adam Lallana (Southampton)
Jack Wilshere (Arsenal)
Raheem Sterling (Liverpool)
Jordan Henderson (Liverpool)
Avançados Rickie Lambert (Southampton)
Wayne Rooney (Manchester United)
Daniel Sturridge (Liverpool)
Daniel Welbeck (Manchester United)

Também foram convocados 7 jogadores que ficaram de reserva, caso aconteça algum problema com 23 convocados – John Ruddy (Norwich), Jon Flanagan (Liverpool), John Stones (Everton), Michael Carrick (Manchester United), Tom Cleverley (Manchester United), Andy Carroll (West Ham) e Jermain Defoe (Toronto FC).
De for a ficaram jogadores como Theo Walcott (Arsenal) e Ashley Cole (Chelsea).

Equipa-tipo

Ing2

Jogadores como Frank Lampard, James Milner ou Alex Oxlade-Chamberlain podem ser titulares na seleção inglesa.

“Jogador Chave”

Wayne Mark Rooney – 28 anos – Manchester United

Ing3 RooneyÉ a principal referência do ataque dos three lions e do seu clube. É o maior goleador inglês da última década, com uma grande capacidade física e de remate. Os seus olhos estão sempre postos na baliza e os guarda-redes adversários temem quando Rooney se aproxima. É um jogador bastante completo, capaz de transportar a bola até ao ataque e fazer passes ‘letais’ para os seus companheiros.
Tornou-se o jogador mais jovem a representar a seleção inglesa, com 17 anos, tornando-se também o mais jovem marcador da Inglaterra e dos Campeonatos da Europa (2004). Desde 2003 somou 89 internacionalizações e marcou 38 golos, sendo o 5º melhor marcador da história, atrás de nomes como Sir Bobby Charlton, Gary Lineker, Jimmy Greavese e Michael Owen. Tem tido uma carreira recheada de sucessos no Manchester United, com a conquista de 5 Ligas Inglesas (2006/07, 2007/08, 2008/09, 2010/11, 2012/13), 1 Liga dos Campeões (2007/08) e 1 Campeonato do Mundo de Clubes (2008). É o terceiro melhor marcador dos red devils com 216 golos em 440 jogos.

Jogos da Primeira Fase

DATA LOCAL JOGO
14/06/2014 Arena Amazónia   Inglaterra X   Itália
19/06/2014 Arena São Paulo   Uruguai X   Inglaterra
24/06/2014 Estádio das Dunas   Costa Rica X   Inglaterra

No grupo mais complicado do Mundial, a Inglaterra inicia a sua contenda frente à forte seleção da Itália. Os ingleses terão que defender com segurança e aproveitar a velocidade dos seus jogadores de ataque, pois a Itália terá um meio-campo muito povoado e estará a espreita de uma falha para marcar golos. Uma vez em vantagem, a Itália é uma equipa fortíssima defensivamente e que não tem problemas em ‘entregar’ a iniciativa de jogo à Inglaterra, dificultando a possibilidade de reviravolta.
No segundo jogo estarão em confronto duas equipas semelhantes, com meio-campos equilibrados e excelentes jogadores no ataque. Veremos se a juventude inglesa se consegue superiorizar à experiência/veterania dos uruguaios.
O jogo mais acessível para os three lions ficou para o fim. Ao enfrentar a Costa Rica a Inglaterra pode controlar o jogo a seu belo prazer pois ao mesmo tempo realiza-se o Itália – Uruguai, muito importante nas contas do apuramento para a fase seguinte.

Qualificação para o Mundial

Grupo I

DATA JOGO CLASSIF.
07/set/12 Moldávia 0 – 5 Inglaterra Inglaterra 22
11/set/12 Inglaterra 1 – 1 Ucrânia Ucrânia 21
12/out/12 Inglaterra 5 – 0 San Marino
16/out/12 Polónia 1 – 1 Inglaterra Montenegro 15
22/mar/13 San Marino 0 – 8 Inglaterra
26/mar/13 Montenegro 1 – 1 Inglaterra Polónia 13
06/set/13 Inglaterra 4 – 0 Moldávia
10/set/13 Ucrânia 0 – 0 Inglaterra Moldávia 11
11/out/13 Inglaterra 4 – 1 Montenegro
15/out/13 Inglaterra 2 – 0 Polónia San Marino 0

A Inglaterra teve uma fase de apuramento relativamente tranquila, disputando o apuramento direto com a Ucrânia. Alcançou 6 vitórias e cedeu apenas 4 empates. Demonstrou ter uma defesa muito sólida, apenas 4 golos sofridos, e o melhor ataque do grupo com 31 golos. Wayne Rooney foi a grande referência da equipa com 7 golos, seguido de Frank Lampard e Danny Welbeck, com 4 golos cada.

Odd de valor

Embora a Betfair considere que a Inglaterra é a terceira favorita para a qualificação, as odds estão muito similares e com grande valor.

 Ing4

Boas apostas!